Município assume gestão do complexo esportivo do SESI

  • Termo de cessão de uso foi assinado na manhã desta sexta-feira, 28. Processo de aquisição da área pelo Governo Municipal está em fase final

    Assunto: Esportes  |   Publicado em: 28/07/2023 às 11:24   |   Imprimir

O Governo Municipal assumiu na manhã desta sexta-feira, 28, a gestão do antigo Centro Esportivo João Basso do SESI. O termo de cessão de uso foi assinado pelo gerente regional do SESI, Adão Miguel Cardoso, e pelo prefeito Jacques Barbosa em ato realizado em frente ao complexo.
O prefeito Jacques Barbosa lembrou que desde o anúncio da desativação da estrutura pelo SESI, o Governo Municipal abriu negociação para adquirir o complexo. Essa negociação envolve a permuta com entrega de sete terrenos do Município no Bairro Reserva das Missões, popular Floripa, ao SESI. Essa negociação foi aprovada pela Câmara de Vereadores e deverá ser concluída nos próximos meses, já tendo sido aprovada pelo comando estadual e já repassada para aprovação junto ao Departamento Nacional do SESI em Brasília. “Os municípios enfrentam dificuldades financeiras, então temos que buscar alternativas criativas para compor os negócios que beneficiam a comunidade”.
Jacques afirmou que a estrutura funcionará como Centro Municipal de Eventos, pois não será ocupado apenas para a prática esportiva. “Esse complexo sediará eventos culturais, pois estamos com o Teatro Municipal Antônio Sepp em obra de revitalização, e a população também poderá desfrutar dos espaços de lazer e recreação”.
Adão Cardoso, gerente regional do SESI, destacou que o centro esportivo foi fechado há dois anos e elogiou a disposição do Governo Municipal em buscar a aquisição da área e beneficiar a comunidade com um espaço nobre. “O empenho do Governo Municipal é elogiável, mas tem um caminho legal a percorrer e, por isso, antes da concretização, decidimos pela cedência para que a comunidade já possa utilizar a estrutura”.
ESTRUTURA E GESTÃO
O Centro possui área de 60 mil metros quadrados, o que representa seis hectares, contando com duas quadras poliesportivas no ginásio, além de arquibancadas, vestiários, lanchonete, área administrativa e na parte externa, pista de atletismo e caminhada, campos de futebol, quiosque, academia ao ar livre, parque infantil, quiosque e bosque.
A gestão estará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. O secretário Nader Hassan Awad informou que está sendo organizado o esquema de funcionamento do local e que no dia 7 de agosto iniciará o agendamento dos espaços. Frisou que entidades e instituições já se manifestaram sobre agendamento para a realização de eventos regionais e estaduais no local.
PRESENÇAS
O ato foi prestigiado pelos secretários municipais João Batista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Hasadias Amaral da Silva (Planejamento Urbano e Habitação); presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Gonçalves; procurador do Município, Leandro De Conti; coordenador administrativo do SESI, Márcio Scremin; diretora geral da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba; presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz; presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi; presidente do Sindicato dos Empregados na Indústria da Alimentação, Alex Durães; vereadores; presidentes de núcleos comunitários, vereadores e convidados.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes