Santo Ângelo se prepara para o Mundialito de Vôlei de Praia

  • Delegações de 12 países estão confirmadas para o evento esportivo que acontecerá de 2 a 5 de novembro, em arena montada no Centro Histórico

    Assunto: Esportes  |   Publicado em: 10/08/2023 às 08:15   |   Imprimir

Santo Ângelo se prepara para receber o Mundialito de Vôlei de Praia, de 2 a 5 de novembro, em arena a ser montada no centro Histórico, com a presença de grandes nomes do voleibol mundial. O evento integra as comemorações alusivas aos 150 anos de emancipação político-administrativa do município.
A expectativa dos organizadores é superar a Copa Sul-Americana de Vôlei de Praia de 2022, realizada em Santo Ângelo, em novembro do ano passado, quando o público chegou a trinta mil pessoas durante os três dias de competição.
De acordo com Matheus Vier, coordenador do Mundialito, a promoção das federações Sul-Americana e Gaúcha, com total apoio do Governo Municipal, tem uma estimativa de público de cinquenta mil pessoas. “Estão confirmadas delegações de doze países, entre Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal, França, Espanha, além do Brasil, e outras duplas da América do Sul; com a presença de grandes jogadores e dirigentes do voleibol mundial”, declarou Vier. Segundo ele, serão 48 duplas masculinas e 16 femininas disputando o título de seus naipes em arena que será montada no Centro Histórico de Santo Ângelo.
Para o prefeito Jacques Barbosa, o Mundialito é um presente à comunidade no Sesquicentenário de Santo Ângelo, pois não haverá cobrança de ingressos, e um esforço conjunto do município com a Federação Internacional de Voleibol para divulgar o município, atrair visitantes, empreendedores e envolver a população em um grande evento esportivo, cultural e de turismo. “O esporte também movimenta a economia. E um evento desta magnitude vai atrair um grande número de pessoas a Santo Ângelo, gerando renda e emprego, mesmo que temporário, especialmente na rede hoteleira e gastronômica, extensivo ao comércio. Nosso trabalho é criar um ambiente favorável aos negócios”, assinalou.
NOMES CONSAGRADOS
Entre os grandes nomes do voleibol presentes no Mundialito, está Bruno Schmidt, campeão Olímpico Rio 2016, em dupla com Alison Mamute, Mundial e Circuito Mundial em 2015 e dos Jogos Sul-Americanos em 2014. Conforme Matheus Vier, a organização está preparando uma série de atividades com Schmidt envolvendo palestras, uma clínica prática na arena e uma partida de exibição.
Também devem estar em Santo Ângelo, Marco Túlio Teixeira, presidente da Confederação Sul-Americana de Voleibol e vice-presidente da Federação Internacional; Carlos Cimino, presidente da Federação Gaúcha de Voleibol; Guilherme Marques, medalha de bronze no torneio de exibição dos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, medalha de ouro na edição do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de 1998 nos Estados Unidos e bronze na edição de 1999 na França, medalhista de ouro na edição do Goodwill Games de 1998 nos Estados Unidos, atualmente gerente de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Vôlei; Carlão Arruda, também multicampeão, hoje presidente da Comissão Nacional e Paulista de Atletas de Vôlei de Praia.
Vier destaca que a presença de um campeão Olímpico e dos grandes dirigentes do vôlei de praia internacional, servirá ainda para uma extensa agenda com o Governo Municipal, articulando para trazer a Santo Ângelo uma etapa oficial do Circuito Brasileiro, Sul-Americano, Mundial ou até mesmo um pré-olímpico, nas próximas temporadas. “São possibilidades que colocarão definitivamente a Capital das Missões como um dos grandes polos de eventos esportivos do nosso continente”, disse Matheus.
PROGRAMAÇÃO
Os organizadores estão ultimando a programação. O lançamento do Mundialito será em setembro, em Santo Ângelo. Uma semana antes da abertura oficial dos jogos, será realizado um evento teste na cacha de areia.
A abertura oficial, com a presença de autoridades nacionais e internacionais, será dia 2 de novembro, às 19h45min, na arena.
Maiores informações sobre o evento, de como patrocinar ou apoiar, pode ser feita pelo telefone 55 9 9710 0212, com Matheus Vier.
Texto: Tarso Weber | Foto: Fernando Gomes/Arquivo