Feira do Livro: importância da leitura é destaque na abertura oficial

  • Ato aconteceu na terça-feira, 9, no saguão do Centro Municipal de Cultura

    Assunto: Feira do Livro  |   Publicado em: 10/08/2016 às 14:06   |   Imprimir

Foi aberta oficialmente ontem, 9, a Feira do Livro de Santo Ângelo. A solenidade ocorreu no saguão do Centro Municipal de Cultura. Ao declarar aberto oficialmente o evento, o secretário de Cultura, Júlio Matos, que no ato representava o prefeito Valdir Andres, ressaltou os esforços da atual administração para realizar a Feira do Livro 2016.

Iniciando os pronunciamentos da abertura oficial, o coordenador da Secretaria de Cultura de Santo Ângelo e coordenador da Feira do Livro 2016, professor e historiador Mario Simon, ressaltou os benefícios da leitura. “A leitura traz três benefícios que são fundamentais: faculta a ter um domínio maior na escrita sem necessidade de conhecer as regras gramaticais; energiza o senso crítico, a capacidade de discernimento, a capacidade de avaliar as coisas com bom senso, clareza, juízo e tino; e, por último, a leitura pode mudar totalmente a vida de quem lê muito, pois estará mais preparado para os estudos, para a profissão e, em resumo, para a vida”, afirmou Simon.

Já a patronesse da Feira do Livro 2016, a professora-mestre Dinalva Agissé Alves de Souza, salientou o valor do livro e da literatura, que de acordo com Dinalva tem um papel fundamental para que o leitor tenha um olhar mais complacente para a humanidade. “Serve ainda para que o leitor se envolva em uma visão mais reflexiva, sobre a vida e sobre toda a estrutura social que se assenta injustamente sobre as desigualdades, as adversidades e a maldade humana”, asseverou Dinalva.

A abertura oficial teve ainda a participação da Orquestra Missioneira de Cordas.

A programação da Feira do Livro 2016 prossegue até o próximo sábado, 13, no Complexo Cultural de Santo Ângelo (Centro Municipal de Cultura e Teatro Antônio Sepp). O evento é uma realização da Administração de Santo Ângelo, através da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, com o apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Academia Santo-angelense de Letras (ASLE) e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santo Ângelo (CMPC).

 

Inaugurado o Museu Municipal do Cinema

Integrando a programação de abertura da Feira do Livro 2016, na terça-feira, 9, foi inaugurado o Museu Municipal do Cinema Vivaldino Prado, instalado no hall do Centro Municipal de Cultura.

O acervo conta com mais de 200 peças que retratam a sétima arte e pertencia ao escritor e poeta Paulo Prado. Em um esforço conjunto do procurador da República, Osmar Veronese, 10ª Delegacia da Receita Federal e os Clubes de Rotarys de Santo Ângelo o acervo foi adquirido para a criação do Museu do Cinema Vivaldino Prado. O Poder Executivo apoiou a iniciativa garantindo o espaço e a infraestrutura necessária para a implantação.

As peças expostas eram de Vivaldino Prado, avô de Paulo Prado, e proprietário de cinemas na década 70 em Sertão, Redentora e Guarani das Missões. O acervo conta com projetores vindos da França, Itália e Estados Unidos.