Abertura oficial marca início da programação

  • Homenagem ao patrono, Olgí Zauza Krejci foi um dos destaques da solenidade

    Assunto: Feira do Livro  |   Publicado em: 20/11/2014 às 13:56   |   Imprimir

Iniciou nesta quinta-feira, 20, a Feira do Livro 2014 de Santo Ângelo. Ao declarar aberto oficialmente o evento, o prefeito Valdir Andres, destacou a importância da leitura na era da informação. “Atualmente, vive-se em uma época em que o fenômeno é a internet e neste contexto, a cultura pelo livro é fundamental para a formação de cidadãos”, afirmou Andres.

Além disso, o prefeito fez uma menção especial aos jovens estudantes para que não deixem de ler. “Procurem fazer um esforço para a leitura”, ressaltou prefeito.

Marcando a abertura oficial da Feira do Livro, que aconteceu no Teatro Antônio Sepp, Andres entregou ao patrono Olgí Zauza Krejci uma réplica da Catedral Angelopolitana. A solenidade contou ainda com a apresentação da Orquestra Missioneira de Cordas.

 

PRONUNCIAMENTOS

Iniciando os pronunciamentos da abertura oficial da Feira do Livro 2014, o secretário de Cultura de Santo Ângelo, Mario Simon, ressaltou o significativo valor da leitura e do livro. “Mesmo em tempos de computador, é quase impossível que o livro desapareça, por isso, é imprescindível que o livro seja valorizado”.

Simon disse aos estudantes que participavam do evento, que a cada livro que uma pessoa lê deixa para traz, milhares de pessoas. “São milhares de pessoas que não leem e cada vez que um aluno lê cresce pessoalmente, no conhecimento geral, no vocabulário, na maneira de escrever e nas oportunidades que a vida oferece”, salientou.

O secretário de Cultura acrescentou que a leitura se apresenta como uma fuga da realidade, proporcionando uma “viagem” a um mundo desconhecido e ao mesmo tempo fazendo com que se veja a realidade de uma outra forma. “Esse paradoxo é que pode tornar a literatura mais envolvente e mais prazerosa”, finalizou Simon.

Emocionado, o patrono da Feira do Livro 2014, o escritor e compositor, Olgí Zauza Krejci, disse estar honrado por ter sido escolhido como patrono desta edição da feira. Bem humorado, Krejci salientou que aos 7 anos “pensava e continua pensando em ser um poeta”. O patrono da Feira do Livro prestou uma pequena homenagem ao professor Mario Simon pele efetiva participação em sua formação.

Encerrando o discurso, Krejci declamou a poesia “O que seria?” de sua autoria.

A Feira do Livro 2014 prossegue até o domingo, 23, com diversificada programação. Durante o evento serão lançadas 25 obras. Nesta edição, a feira conta ainda com a participação de 17 livrarias, tornando a Feira do Livro 2014, maior de todos os tempos.

A Feira do Livro é promovida pela Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria de Cultura, com o apoio da Secretaria de Educação.

 

PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA, 21

– 9 horas: Oficina ‘Lapidando Raízes’ com Ricardo Kraemer Medeiros “Piu”, no Porão das Artes

– 9 horas: Autor Presente, Kalunga, no Teatro Antônio Sepp

– 9h15: Lançamento do livro ‘Nossos Costumes Verdadeiros’, de Bedati Aparecida Finokiet, na Sala da Asle

– 9h30: Painel com Tadeu Martins, na Sala dos Conselhos

– 9h30: Carrossel de Histórias com a equipe de Contação de Histórias com a União Municipal Espírita (UME) de Santo Ângelo, no Auditório da Acisa

– 10 horas: Autor Presente, Kalunga, no Teatro Antonio Sepp

– 10 horas: Lançamento do Livro ‘Narrativas de alunos e professores: essa já é uma outra história VI’ da Escola Técnica de Entre-Ijuís, na Biblioteca Pública

– 10h15: Lançamento do ‘Livro de Poesias’, de Andréia Winkler e Diná Abreu na Sala da Asle

– 10h30: Lançamento do livro ‘Interlocução de Saberes’ (10ª edição) do Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, na Biblioteca Pública

– 14 horas: Teatro musical ‘Seja um amigo nota 10’, com a Turma do Nosso Amiguinho, no Teatro Antonio Sepp

– 13h30min: Autor Presente e lançamentos de diversas obras de Otávio Reichert, na Biblioteca Pública

– 14 horas: Lançamento do livro ‘A Chegada de Barney’, de Marli Schiefelbein Arruda, na Sala da Asle

– 15 horas: Autor Presente, Kalunga, no Teatro Antônio Sepp

– 15 horas: Autor Presente, Délcio Freitas, na Biblioteca Pública

– 15h15: Lançamento do livro ‘Lá vem...’, de Marimar, na Sala da Asle

– 16 horas: Lançamento do livro ‘Super Crispim: o Herói de Cabelos Crespos’, de Dinalva Agissé Alves de Souza, na Sala da Asle

– 16 horas: Lançamento do livro ‘Mudanças de Murilo’, de Monica Kleinert, na Biblioteca Pública

– 17h30: Lançamento do livro ‘Margaridas’ de Maria Inez Flores Pedroso, na Sala da Asle

– 19 horas: Lançamento do livro ‘Das Nuvens ao Jardim e à Praça: a Filosofia que Faz Bem’, de Lívio Osvaldo Arenhart e Antônio Valdir Vian, na Biblioteca Pública

– 19h30: Lançamento do livro ‘Entre Poemas, Contos e Crônicas’, de Dinalva Agissé Alves de Souza, na Sala da Asle

– 20h30: Jantar Baile da Asle, na Casusa