Município incentivará agroindústria de lacticínios

  • O Governo Municipal está garantindo apoio para a instalação de mais uma agroindústria familiar, no Lajeado do Cerne

    Assunto: GABINETE  |   Publicado em: 11/05/2023 às 15:33   |   Imprimir

Santo Ângelo estará ganhando em breve mais uma indústria no meio rural com benefícios do Programa Municipal de Incentivos às Agroindústrias e à Agricultura Familiar. A atual gestão já formalizou 18 agroindústrias familiares, estimulando a diversificação de culturas e a geração de emprego e renda no campo.
Em audiência na tarde desta quarta-feira, 10, o prefeito Jacques Barbosa, confirmou o apoio do município ao empreendimento rural de Clauss e Francine Teloeken, do Lajeado do Cerne, para a instalação de uma agroindústria de derivados do leite, com pretensão de produzir 10 toneladas mensais de queijo, além de subprodutos, como iogurte, nata, doce de leite e leite pasteurizado.
Juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, e do coordenador de Projetos e Programas da SDR, Diomar Formenton, o prefeito anunciou o apoio da gestão por força de lei municipal, em obras de terraplanagem, projetos de engenharia civil e das licenças necessárias para o efetivo funcionamento da agroindústria.
Segundo Clauss e Francine, o investimento gira em torno de R$ 280 mil, e a produção leiteira para abastecer a agroindústria envolverá mais dez famílias, estimando uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 300 mil mensais, gerando cerca de 30 empregos diretos e indiretos.
Formenton destacou na audiência que os produtos da agroindústria têm mercado garantido para programas institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do município e do 1º B Com. O coordenador da SDR, explica que este é um mercado local aberto. “Os produtos e subprodutos de leite são adquiridos de outros municípios pois, no momento, não há agroindústrias inspecionadas em Santo Ângelo para fornecer aos programas institucionais alimentação do setor lácteo”, concluiu.
Texto: Tarso Weber | Foto: Fernando Gomes