Governo Municipal e invasores próximos de um consenso

  • Prefeito garantiu que irá auxiliar e busca soluções emergenciais para as famílias que invadiram área verde do Município

    Assunto: Habitação  |   Publicado em: 15/05/2017 às 08:10   |   Imprimir

O imbróglio relativo às invasões da área verde da municipalidade, localizada aos fundos da Escola Municipal Marcelino Champagnat, no Bairro São João, está se encaminhando para uma solução consensual entre o Governo Municipal e as famílias que buscam melhores condições de habitação. Na tarde desta sexta-feira, 12, o prefeito Jacques Barbosa, o secretário da Habitação Everaldo Oliveira e o diretor da pasta, Rodrigo Flores, receberam representantes das famílias para a busca de soluções.
No encontro, que teve a presença dos vereadores Lucas Lima e Zilá Andres, o prefeito apresentou algumas sugestões e explicou que o Poder Executivo pode fazer apenas aquilo que a lei lhe permite. 
A primeira medida anunciada pelo prefeito é a avaliação da situação das famílias por uma assistente social. Ele estará durante a segunda-feira, 15, visitando as famílias e elaborando um laudo social, observando as necessidades prementes de cada uma e fazendo o encaminhamento para a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania. Segundo o prefeito, esse laudo social trará subsídios para o município tomar as providências cabíveis para cada situação. 
O aluguel social como alternativa para o fim das invasões também foi tratado, a decisão sobre que terá o direito a receber o benefício, segundo Rodrigo Flores, será da justiça e não do Executivo. 
Outra medida será a realização de obras e melhorias no Bairro São João e avaliação das condições de habitabilidade das famílias invasoras. Jacques fará os encaminhamentos para a melhoria nas moradias, provisoriamente, até que o Governo Municipal destine área para a instalação de um novo loteamento. O prefeito, no entanto, afirmou que, para um novo projeto habitacional, necessita a captação de recursos e a parceria com a Caixa Federal, o que implica em observação a critérios técnicos definidos pela própria instituição financeira. “Vamos agir de forma emergencial para auxiliar e oferecer condições para que os moradores permaneçam em suas casas”, assinalou.

Fotos: Fernando Gomes