Município abre diálogo com a Caixa para programas de moradia popular

  • Governo analisa áreas urbanas para a implantação de novos loteamentos. Prefeito quer retomar projetos habitacionais para famílias de baixa renda

    Assunto: Habitação  |   Publicado em: 18/08/2017 às 10:49   |   Imprimir

Enquanto intensifica as ações de regularização fundiária e investimentos em infraestrutura básica nos locais a serem legalizadas, o Governo Municipal inicia o processo de discussões sobre áreas urbanas para a retomada de programas de habitação popular, tanto para beneficiar quem não tem casa própria quanto para o reassentamento de famílias residentes em áreas de risco. A primeira de uma série de ações foi à reunião com executivos da Caixa Federal, na manhã de quarta-feira, 16. 
O prefeito Jacques Barbosa, o secretário de Habitação Everaldo Oliveira e o técnico do quadro de servidores da Prefeitura, Jeroni Antunes, estiveram reunidos com o superintendente Executivo da instituição Lúcio Roberto Hackenhaar, o gerente geral da agência local Hamilto Câmara e o gerente de Negócios da Caixa Federal Marcos Pozzobon, para conhecer as linhas de financiamento e programas da instituição para o setor habitacional, com foco na população de baixa renda. 
“Temos como prioridade de governo retomar os projetos habitacionais que marcaram a atuação trabalhista no comando do município, quando foram entregues mais de três mil moradias à população de baixa renda, e reduzir significativamente o déficit habitacional. Nossa prioridade é atender famílias que realmente necessitem”, frisou Jacques durante a audiência. 
Uma das faixas de crédito apresentada pelos executivos da Caixa e que vem de encontro à proposta do Município, atende famílias com renda mensal de R$ 1,8 mil. Os executivos também discorreram sobre os programas habitacionais como o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), provendo recursos pelo Programa Minha Casa Minha Vida, em longo prazo, baixa taxa de juros e viabilizada com subsídios públicos. 
Enquanto o Governo Municipal estuda algumas áreas que podem receber novos loteamentos, o prefeito já trata com a equipe técnica do município de encaminhamento de projeto para dotar estes locais com infraestrutura básica de abastecimento de água, rede de energia elétrica, fracionamento e arruamento. Num primeiro momento, está no centro dos debates área para a disponibilização de 72 lotes urbanizados.
“Possuir um local seguro, confortável e digno para viver com sua família é o sonho de muitos cidadãos, que desejam também ter a garantia de que os filhos terão um teto, um amparo, para seguir suas vidas”, concluiu o prefeito, anunciando que vai buscar recursos para projetos habitacionais, através da retomada das parcerias com os governos federal e estadual, além de parcerias público-privadas.

Fotos: Fernando Gomes