Obras em residência de vítima de atropelamento estão dentro do cronograma, diz secretário da Habitação

  • Cumprimento dos prazos previstos em lei, cinco vendavais e o atendimento a mais de 800 famílias atingidas pelas intempéries são lembrados por Everaldo

    Assunto: Habitação  |   Publicado em: 06/11/2017 às 08:15   |   Imprimir

Depois de atender, auxiliar e encaminhar mais de 800 famílias atingidas pela sequência de intempéries registradas no mês de outubro em Santo Ângelo e que provocaram o destelhamento e até a destruição parcial de centenas de moradias localizadas em áreas em situação de vulnerabilidade social, o Governo Municipal, através da Secretaria da Habitação, retoma suas atenções à obra de adaptação física da moradia da menina Eduarda Richard dos Reis, vítima de atropelamento e que sofreu lesões traumáticas gravíssimas com sequelas na coluna cervical.
O secretário de Habitação Everaldo Oliveira explica que o cronograma de atendimento à família está dentro do previsto, considerado o prazo para a elaboração do projeto arquitetônico das adaptações necessárias à residência, feito equipe de engenharia do Município seguindo critérios Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e o período legal do processo licitatório para aquisição do material para as obras de ampliação e adequação da casa localizada no Bairro Faldino Siede, onde Eduarda mora com a mãe e mais duas irmãs. “Também é importante frisar o envolvimento de toda a equipe de Governo no trabalho de socorro às centenas de famílias atingidas pelos vendavais registrados em outubro. Trabalhamos com uma equipe restrita de pessoal, mas que se dedicou dia e noite para auxiliar a população na recuperação e, em alguns casos, na reconstrução de suas casas”, afirmou. 
Nesta semana, após cumprir todos os prazos legais, a Secretaria da Habitação iniciou a entrega do material que será utilizado para a ampliação de13 metros quadrados, além das obras de adaptação dos espaços internos e externos da residência, que irão garantir acessibilidade da menina em todos os cômodos da casa, com deslocamento sem a necessidade de auxílio em sua locomoção. 
O diretor da Secretaria da Habitação, Rodrigo Flores, preferiu não adiantar um prazo para a conclusão das obras, mas argumentou que o Governo Municipal, por determinação do prefeito Jacques Barbosa, está honrando seu compromisso com a família, cumprindo os prazos determinados pelas legislações pertinentes e que manifestações políticas externas, alheias à legalidade, não interferirão na condução das obras. 
ENTENDA O CASO
Eduarda Richard dos Reis, de 15 anos, foi vitima de atropelamento na manhã do dia 15 de agosto deste ano, durante a travessia da faixa de pedestres localizada na Avenida Sagrada Família, no Largo Tio Bilia, quando se dirigia para a escola. A adolescente foi atropelada por dois veículos e permaneceu um longo período internada no Hospital de Caridade de Santo Ângelo. Segundo diagnóstico médico do neurocirurgião Matheus Brunet, a fatalidade provocou lesões traumáticas gravíssimas com sequelas na coluna cervical e a menina precisará de cadeiras de rodas para se locomover.
Sensibilizado com a situação, o prefeito Jacques Barbosa solicitou todo o empenho da equipe de Governo no atendimento às necessidades prementes da família, determinando a elaboração do projeto de adaptação para garantir acessibilidade, o repasse do material necessário para a construção e, recentemente, a destinação de pessoal do quadro de servidores para a execução das obras.

Texto/Fotos: Tarso Weber