Avança projeto de regularização fundiária no Município

  • Bairros Rosenthal e Neri Cavalheiro estão recebendo estrutura básica de energia elétrica e abastecimento de água. 102 famílias comemoram as melhorias

    Assunto: Habitação  |   Publicado em: 30/11/2017 às 09:09   |   Imprimir

Uma das prioridades definidas pelo Governo Municipal é arregimentar forças para a regularização de áreas ocupadas por famílias de baixa renda e que estavam vivendo em condições precárias por mais de quatro anos, sem abastecimento de água potável e de eletricidade. Em menos de um ano de governo, 102 famílias residentes nos bairros Rosenthal e Neri Cavalheiro estão recebendo os benefícios de água em suas torneiras, luz em suas residências e ordenação das vias para futuros projetos de calçamento com pedras poliédricas. 
As melhorias só estão sendo possíveis graças à articulação dos mandatários Jacques Barbosa e Bruno Hesse, da Secretaria Municipal da Habitação (SMH), com a superintendência da CORSAN e a direção da Rio Grande Energia (RGE). Outro fator que facilitou a instalação de infraestrutura foi o projeto de iniciativa do prefeito Jacques, aprovado pelos vereadores, que demarcou os territórios dos bairros como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), tornando mais ágeis as negociações com as concessionárias de água e energia. 
NERI CAVALHEIRO
Dando continuidade ao programa de regularização fundiária, na tarde desta terça-feira, 29, o Governo Municipal efetuou a entrega dos números prediais a 26 moradores do Bairro Neri Cavalheiro que, com este documento em mãos, terão condições de encaminhar a posse definitiva da área e acesso aos benefícios básicos de água, luz e aos serviços dos Correios. O ato teve a presença do prefeito Jacques Barbosa, do vice Bruno Hesse, do secretário de Habitação Everaldo Oliveira, do diretor da SMH Rodrigo Flores, equipe técnica da pasta e os moradores contemplados. 
Na oportunidade, o prefeito salientou que o Governo Municipal trabalha para melhorar a vida das pessoas, realizando ações que ofereçam condições mais dignas às famílias em situação de risco social. “Esta foi a prioridade deste primeiro ano de gestão: focar na melhoria da qualidade de vida do cidadão trabalhador, buscando oferecer condições de moradia e infraestrutura para viver com dignidade. Fizemos muito e vamos fazer mais”, disse. 
ÁGUA E LUZ
Na ocasião, Jacques determinou a instalação parcial da iluminação pública nas vias do bairro, pois a energia elétrica já está ligada e à disposição dos moradores. O prefeito anunciou que a RGE fará a doação das caixas de entrada de luz e os postes para as 26 casas e que o material deverá ser entregue a partir do dia 15. “Estamos trabalhando com a CORSAN para confirmar o abastecimento de água nas residências, o que deve acontecer em breve”, completou o secretário Everaldo Oliveira. 
A projeção do Governo Municipal é de que os bairros Neri Cavalheiro e Rosenthal fechem o primeiro mês de 2018 com energia elétrica e abastecimento de água em todas as residências.
No Rosenthal o abastecimento de água está normalizado desde setembro. Em dezembro iniciarão as obras da rede de energia elétrica e de iluminação pública no bairro. 
“VAI MELHORAR BASTANTE”
Na opinião do pedreiro Gilson Vieira de Oliveira, que reside no Bairro Neri Cavalheiro desde o início de 2015, comemorou a entrega da numeração predial e as obras da energia elétrica e o anúncio do início da instalação do abastecimento de água. “Aqui moram pessoas trabalhadoras. Estamos felizes que a prefeitura está nos auxiliando. Vai melhorar muito”, disse. Oliveira revelou que a situação estava muito difícil, sem água e sem luz e, muitas vezes, arrumando energia elétrica emprestada de casas próximas colocando em risco as famílias do bairro. “Só temos a agradecer. A prefeitura está ajudando muito as famílias”, finalizou.

Fotos: Fernando Gomes