Na visita de ministro, prefeito destaca a importância de ações inovadoras

  • Marcos Pontes elogiou o Governo Municipal, salientando que o trabalho focado em educação, ciência e tecnologia realizado em Santo Ângelo é encontrado em poucos municípios

    Assunto: INOVAÇÃO  |   Publicado em: 24/09/2021 às 08:16   |   Imprimir

Santo Ângelo recebeu nesta quinta-feira (23), a visita do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Ele participou da assembleia da AMM e da inauguração de laboratórios e do Centro de Referência em Tecnologias para Cidades Inteligentes no auditório do prédio 13 da URI, além de reunião na Acisa.
No pronunciamento que abriu o encontro da AMM, o prefeito Jacques Barbosa afirmou que a inovação é ferramenta estratégica poderosa para a transformação social e econômica. O chefe do Executivo citou as ações inovadoras que tem sido realizadas em sua gestão, fomentando a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável e inovador. "O governo de Santo Ângelo está presente no parque tecnológico da URI, local onde nasce a inovação para atrair, desenvolver, implementar e integrar as iniciativas que estabelecem um posicionamento diferenciado, sustentável e competitivo".
Jacques aproveitou para solicitar ao ministro Pontes e ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), santo-angelense João Augusto Nardes, que estava presente, apoio para a consolidação das obras de ampliação do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju. "O Aeroporto é um indutor para o desenvolvimento do Noroeste gaúcho nas áreas turística, comercial, industrial e educacional", acentuou.
O prefeito também apresentou reivindicações de recursos para obras aos deputados federais Ubiratan Sanderson (PSL) e Osmar Terra (MDB), que integraram a comitiva do ministro.
O ministro Marcos Pontes mostrou-se impressionado com as ações inovadoras do Governo Municipal. "O foco da Prefeitura de Santo Ângelo em educação, ciências e tecnologia é encontrado em poucos municípios".
Pontes também elogiou a URI, afirmando que a Universidade é lugar de transformação e sem educação não se avança em ciência e tecnologia. "O Brasil ocupa o 57º lugar mundial em inovação. Nossa meta é chegar entre os 20. E transformar esse conhecimento em produtos e serviços. O futuro pertence ao conhecimento. Se não fosse o trabalho da ciência, não teríamos a vacina contra a Covid desenvolvida em tão pouco tempo. E quantas vidas são salvas por conta disso?".
O prefeito Jacques entregou ao ministro Pontes e réplica da Cruz Missioneira e um kit com obras de artistas locais e de divulgação turística.
PRESENÇAS
Participaram do encontro, o deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT); diretor geral da URI, Gilberto Pacheco; Ricardo Klein, presidente da AMM; Eduardo Bonotto, presidente da Famurs; Nader Awad, presidente da Câmara de Vereadores; Fernando Camargo, secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Christiane Corrêa, secretária de Articulação e Promoção da Ciência do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações.
 
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes