Comunidades rurais voltam a se integrar na retomada do Sol a Sol

  • Comunidades rurais confraternizaram e se envolveram na disputa de 17 modalidades no domingo festivo realizado no Distrito Sossego

    Assunto: INTERIOR  |   Publicado em: 28/08/2023 às 09:17   |   Imprimir

Um domingo com frio, mas muito sol e confraternização das comunidades rurais. Assim foi a retomada dos Jogos Rurais Sol a Sol em Santo Ângelo após três anos de suspensão devido a pandemia do Coronavírus.
A disputa da 36ª edição foi promovida pela Emater/RS-Ascar e da Comunidade de Distrito do Sossego, com apoio do Governo Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e patrocínio do Sicredi Missões.
Na abertura do evento, o prefeito Jacques Barbosa destacou a retomada da promoção, afirmando que além da disputa, a integração das comunidades rurais é importante. O chefe do Executivo ressaltou ainda os investimentos que tem sido feitos no meio rural, não apenas na estrutura, mas também na capacitação de novas atividades para gerar emprego e renda, citando a diversificação com programas de piscicultura, fruticultura, apicultura e incentivos às agroindústrias. Também lembrou das ações realizadas na área do esporte, com competições de diversas modalidades e os projetos de expansão mediante a conquista da área do antigo centro esportivo do SESI.
Também participaram da solenidade, o deputado estadual Eduardo Loureiro; supervisor regional da Emater, Rubens Tesche; secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues; presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Gonçalves; agrônoma Márcia Dezen, chefe do Escritório local da Emater; Sandro Perlin, presidente da Comunidade do Distrito do Sossego e Daniel Casarin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
DISPUTA
Foram disputadas 17 modalidades, com 40 categorias e mais de 700 atletas de 15 comunidades rurais inscritas.
Além das disputas, foi realizada a 20ª Mostra e Troca de Sementes Crioulas, que tem como objetivo o resgate de hábitos, costumes e conhecimentos sobre cultivares de sementes, mudas de chás e flores.
Na parte da tarde foi promovido um sarau dançante.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes