Município está investindo mais de R$ 7 milhões em caminhões e máquinas

  • Prefeito anunciou investimento milionário no parque de máquinas durante reunião com conselheiros do Fundestradas e engenharia da URI Santo Ângelo

    Assunto: INTERIOR  |   Publicado em: 26/09/2023 às 07:51   |   Imprimir

O Governo Municipal está investindo R$ 7.095.000,00 na aquisição de caminhões e máquinas pesadas para dar celeridade ao atendimento das demandas do meio rural. O anúncio foi feito pelo prefeito Jacques Barbosa no final da tarde de sexta-feira, 22, em reunião no Sindicato Rural de Santo Ângelo para tratar do Fundestradas e do projeto do curso de Engenharia da URI para pavimentação das estradas rurais.
Conforme o prefeito, as licitações foram efetivadas e as empresas vencedoras do processo tem até 150 dias para a entrega dos veículos e máquinas. “Estamos praticamente duplicando o nosso parque de máquinas, investindo forte para ampliar a nossa capacidade de serviço e qualificar ainda mais o atendimento aos nossos agricultores”, declarou Jacques.
Estão sendo aguardados seis caminhões novos, entre eles um caminhão prancha, utilizado para o transporte de máquinas pesadas; uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um rolo compactador e uma escavadeira hidráulica. Na reunião, o prefeito também anunciou que deverá ampliar as pavimentações asfálticas estradas rurais, garantindo mais infraestrutura e reduzindo o custo de manutenção das vias; e a construção de pontes de concreto, substituindo as travessias em madeira, igualmente com alto custo de manutenção. Outra novidade anunciada pelo prefeito é o investimento da gestão em asfalto ecológico.
CONSELHO
Laurindo Nikititz, presidente do Sindicato Rural e do Conselho do Fundestradas, abriu a reunião destacando a importância do setor primário para a economia de Santo Ângelo, reconheceu o trabalho do Governo Municipal para o meio rural, porém mostrou preocupação com os recursos do Fundestradas, que seriam insuficientes para os investimentos necessários e conclamou as lideranças presentes para articulação de recursos junto aos deputados federais afim de reforçar o orçamento do fundo e investir na infraestrutura viária do interior.
O prefeito Jacques disse que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural mantém duas equipes permanentes atuando no interior, uma trabalhando na manutenção das estradas, prejudicadas pelo grande volume de chuvas registrado em setembro, e outra em obras estruturantes.
PROJETO
Na reunião foi apresentado o resultado de um estudo técnico realizado pela equipe de Engenharia da URI Santo Ângelo para pavimentação asfáltica de um trecho inicial de oito quilômetros, a partir de um levantamento que apontou 15 pontos específicos do interior que somam 100 quilômetros. O projeto foi apresentado pelos engenheiros da URI Santo Ângelo, Gustavo Cantarelli e Bóris Sokolowicz e de forma virtual por Fábio Rossato, do Exército Brasileiro, na presença do diretor-Administrativo da URI Campus Santo Ângelo, Gilberto Pacheco.
A equipe de professores, engenheiros, alunos e estagiários da URI realizaram o levantamento topográfico, imagens aéreas, análise de solo, medições e orçamento de cada trecho. A partir deste estudo, o conselho e as lideranças irão em busca de recursos para a execução das obras.
PARTICIPAÇÃO
Também estiveram presentes na reunião os secretários municipais Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Álvaro Uggeri Rodrigues (Desenvolvimento Rural) e Luis Alberto Voese (Gestão de Finanças); o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Gonçalves; o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Antônio Cardoso; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Daniel Casarin e o vice, Oswaldino Lucca; e a chefe do Escritório Municipal da Emater, Márcia Dezen, membros do conselho.
 
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes