Chuvas e ventos fortes atingem bairros de Santo Ângelo

  • Prefeitura Municipal de Santo Ângelo Publicado por Tarso Weber · 18 de janeiro às 14:35 · Chuvas e ventos fortes atingem bairros de Santo Ângelo A q

    Assunto: Município  |   Publicado em: 21/01/2019 às 09:10   |   Imprimir

As fortes chuvas que castigam o Estado nas últimas semanas, provocando enchentes e inundações, desabrigando e desalojando milhares de pessoas, principalmente na Fronteira Oeste, atingiram nesta semana, bairros de Santo Ângelo. O Bairro Harmonia, segundo a Defesa Civil, foi o mais atingido, com as águas da nascente que desemboca no Rio Itaquarinchim invadindo pelo menos 70 residências na madrugada de quinta-feira, 17. A chuva torrencial também provocou a inundação de casas nos bairros Emília, Boa Esperança, Vera Cruz e em outros pontos isolados da cidade, devido ao grande volume de chuvas. 
Por volta das 16h30min de quinta-feira, a situação se agravou com um vendaval que atingiu a cidade em áreas isoladas, provocando quedas de árvores sobre residências, ruas e avenidas, e danos em telhados. O saldo do dia, segundo números da Defesa Civil e da Secretaria de Habitação, foram cerca de cem casas atingidas. 
Conforme relatório da Defesa Civil de Santo Ângelo, na madrugada do dia 17, foram registrados 97 milímetros de precipitações em cerca de uma hora. A Defesa Civil, segundo o coordenador Adelar Cavalheiro, foi acionada ainda de madrugada e, juntamente com equipes das secretarias municipais da Habitação, de Obras e Serviços Urbanos, e do Meio Ambiente, se deslocaram até o Bairro Harmonia para auxiliar as famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas. 
Muitas famílias perderam os alimentos que estavam armazenados e, pela manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência, Trabalho e Cidadania, esteve nos bairros afetados pelas águas levando auxílio aos atingidos, repassando cestas de alimentos, roupas e agasalhos aos mais vulneráveis. 
Também pela manhã, o prefeito em Exercício, Bruno Hesse, reuniu os secretários municipais Rodrigo Flores (Habitação) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente), o diretor da Secretaria do Meio Ambiente, Antonio Cardoso, e o coordenador da Defesa Civil, Adelar Cavalheiro, para uma avaliação dos prejuízos e definição de ações para amenizar a situação dos moradores atingidos. No levantamento entregue ao prefeito em Exercício, não havia relato de desabrigados e/ou feridos.
Em seguida, Bruno Hesse esteve no bairro para acompanhar os trabalhos que estavam sendo realizados pela força-tarefa do Governo Municipal e prestar solidariedade aos moradores. 
FORÇA-TAREFA
As equipes do Governo Municipal atuaram no esgotamento das águas dos pátios e das residências, na limpeza e recolhimento de entulhos, na conscientização da população quanto aos riscos das inundações e quedas de árvores, principalmente as próximas à rede de energia elétrica. 
O depósito de lixo de forma irregular às margens do córrego que corta o Bairro Harmonia, segundo a Secretaria do Meio Ambiente, foi um agravante para a inundação das residências. “Tomamos as medidas necessárias para amenizar a situação e, já na próxima semana, vamos continuar direcionando ações preventivas para evitar acúmulo de resíduos em locais impróprios”, assegurou o secretário Francisco da Silva Medeiros. No bairro, foram constatados vários locais com resíduos jogados às margens do manancial que colocam em risco à saúde da população, oferecendo além do risco de alagamentos, a proliferação de animais peçonhentos. 
À tarde, com os fortes ventos que provocaram a derrubada de árvores em diferentes setores da cidade, equipes do Meio Ambiente trabalharam na desobstrução de vias, no recolhimento e limpeza.

Fotos: Tarso Weber/João Gomes