11º Batalhão dos Bombeiros tem novo comandante

  • Município e Bombeiros do Rio Grande do Sul assinaram autorização para obras nas dependências do batalhão em Santo Ângelo, com recursos do Funrebom

    Assunto: Município  |   Publicado em: 22/06/2021 às 10:33   |   Imprimir

O tenente coronel Rafael Barcellos Venturella é o novo comandante do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (11º BBM) com sede em Santo Ângelo. A solenidade de passagem de comando foi realizada na sede do Batalhão na tarde de segunda-feira, 21, marcando a despedida do tenente coronel Alexandre Sório Nunes que permaneceu por 13 meses à frente da corporação.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa e do coronel César Eduardo Bonfanti, comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul; além de autoridades civis e militares de Santo Ângelo e dos comandantes dos bombeiros de outras regiões do Estado.
FUNREBOM
O chefe do Executivo e o comandante estadual dos bombeiros assinaram durante o ato solene, a Ordem de Serviço para a construção de um pavilhão, orçado em R$ 502.594,10, recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), para a instalação de um novo espaço físico para a expansão do serviço de atendimento pré-hospitalar.
O prefeito explicou que o Funrebom visa à manutenção de investimentos que garantam qualidade dos serviços prestados pelos Bombeiros à comunidade. O Fundo é administrado pelo Governo Municipal e os investimentos são definidos pelo conselho gestor representando pelo comando dos bombeiros.
“O Funrebom é um importante convênio para compras de equipamentos e obras. O Corpo de Bombeiros canaliza as taxas dos serviços não emergenciais para uma conta municipal e a Prefeitura viabiliza as compras realizando a burocracia legal para a aquisição. Dessa maneira, a prefeitura não aporta recursos para o Fundo, mas sim, fornece o pessoal técnico necessário para a realização dos trâmites visando à aquisição. Neste sentido, quem ganha é a comunidade local que tem um Corpo de Bombeiros forte e bem equipado sem a necessidade do comprometimento de recursos municipais, uma vez que o Corpo de Bombeiros gera sua própria receita”, afirmou Jacques.
PRONUNCIAMENTOS
Em sua manifestação na cerimônia de troca de comando, Bonfanti agradeceu e destacou parceria mantida entre o Poder Público Municipal e o Poder Público Estadual em defesa da população. “Agradeço ao prefeito Jacques e desejo longa vida a essa parceria entre os poderes. Os bombeiros crescem como instituição”, assinalou.
Bonfanti também anunciou para novembro a formação de 220 novos bombeiros para o Estado, com previsão de lotação de alguns em Santo Ângelo, e o chamamento de concursados para o próximo ano. O comandante Geral anunciou que o Governo do Estado está investindo na modernização da frota e que Santo Ângelo e a região Fronteira Noroeste serão contemplados com novas viaturas.
O prefeito Jacques deu boas vindas ao novo comandante, reafirmando o compromisso em continuar apoiando o Corpo de Bombeiros e os demais órgãos da força de segurança, que estão sempre presente em auxílio à comunidade em todos os momentos, principalmente nos mais difíceis.
DESPEDIDA
Em seu discurso de despedida do comando do 11º BBM, Sório elogiou a comunidade santo-angelense que ele qualificou como “hospitaleira, acolhedora e confiável, que honra o fio do bigode”.
Já o comando Geral dos Bombeiros Militares, reconheceu a passagem de Sório por Santo Ângelo como de excelência nos serviços prestados na área de abrangência do batalhão, buscando condições adequadas e iniciativas para o aprimoramento técnico do efetivo; e atuação na propagação da cultura prevencionista em toda a Fronteira Noroeste.
 
Fotos: Fernando Gomes