Prefeito em Exercício participa de debate na AMM

  • A estiagem, o piso nacional do magistério, a onda de Covid e a visita da ministra da Agricultura, Teresa Cristina, a Santo Ângelo, estiveram em pauta

    Assunto: Município  |   Publicado em: 10/01/2022 às 08:14   |   Imprimir

A reunião extraordinária convocada pela Associação dos Municípios das Missões (AMM), na última sexta-feira, em Cerro Largo, teve a participação do prefeito em Exercício, Dr. Volnei Teixeira, e do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues.

Na pauta da reunião, o novo piso salarial do magistério e o impacto nas finanças dos municípios, a situação da estiagem na região das Missões e que assola grande parte do Estado, com prejuízos econômicos de grande vulto. Só em Santo Ângelo, argumentou o Dr. Volnei, as perdas somam cerca de R$ 200 milhões; e também a preocupação dos prefeitos com o aumento de casos de Covid-19.

Participaram o encontro, o deputado Ubiratan Sanderson e, por videoconferência, o senador Luiz Carlos Heinze, anunciando a visita da ministra da Agricultura em Santo Ângelo, Teresa Cristina, na próxima quarta-feira, 12, para acolher as demandas dos municípios missioneiros assolados pela estiagem.

Segundo o prefeito em Exercício de Santo Ângelo, Volnei Teixeira, o município está elaborando documento para entregar à ministra, apresentando demandas e encaminhando projetos locais na busca de recursos para que a gestão mantenha o ritmo de investimentos no meio rural.

O coordenador regional de Saúde, Iury Zabolotsky, discorreu sobre a situação da Covid nas Missões e pediu que os prefeitos continuem atuando na orientação aos munícipes sobre os protocolos de prevenção e das medidas sanitárias para o enfrentamento ao coronavírus.

O superintendente da Alibem em Santo Ângelo, Juscelino Gonçalves, falou sobre a retomada econômica e das vagas de emprego na indústria. Segundo o diretor, a Alibem está buscando trabalhadores em toda a região noroeste para suprir a demanda de produção.

Fotos: Fernando Gomes