- 10/12/2025
Na manhã desta sexta-feira (25), durante a 21ª Fenamilho Internacional, o prefeito de Santo Ângelo, Nivio Braz, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto, assinaram um Protocolo de Intenções (PI) voltado ao atendimento de artesãos indígenas do município.
O documento formaliza a intenção das partes em colaborar para promover o reconhecimento e a valorização de artesãos das comunidades Guavirá Poty e Tekoá Pyau, localizadas, respectivamente, nos distritos de Linha Paraíso e Ressaca da Buriti. A proposta prevê o registro e a emissão das carteiras nacional e estadual de artesão, por meio dos programas Gaúcho de Artesanato e do Artesanato Brasileiro.
Embora o protocolo não represente um compromisso legal definitivo, ele estabelece as bases para futuras ações conjuntas. Caberá ao Município organizar a infraestrutura necessária para realização de mutirões de atendimento nas comunidades indígenas. Além disso, cada instituição deverá elaborar um plano de trabalho para definir os detalhes da execução da parceria e, posteriormente, a assinatura de Termo de Cooperação Técnica.
A formalização do PI ocorreu no Pavilhão Missioneiro, com a presença de representantes das etnias Guarani, que devem ser beneficiadas com a iniciativa. “Esse é mais um passo importante na valorização das nossas comunidades indígenas, que fazem parte da riqueza cultural e histórica de Santo Ângelo”, afirmou o prefeito Nivio Braz.








