- 10/12/2025
Na manhã desta quinta-feira (16), data em que é comemorado o Dia Mundial da Alimentação, a Administração Municipal participou do Café Colonial Missioneiro, no Pavilhão da Agricultura Familiar. A atividade, que integrou a programação da Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) 2025, também marcou os 8 anos do Café Colonial Missioneiro.
O café, produzido pela APROCOHSA, contou com a participação de estudantes das escolas municipais Marcelino Champagnat e Heinz August Rogowski, com o intuito de aproximar os alunos dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e valorizar o trabalho dos produtores locais.
Também estiveram presentes o prefeito Nivio Braz, a subsecretária de Educação Ana Valéria Machado, nutricionistas das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania, a equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o presidente do COMSEA, Diomar Formenton, além de produtores da agroindústria.
Semana de Segurança Alimentar e Nutricional
Instituída pela Lei Municipal nº 4.824, de 1º de julho de 2025, a Semana de Semana de Segurança Alimentar e Nutricional passou a integrar o calendário oficial do município, com o objetivo de promover ações educativas, reflexões e práticas voltadas à alimentação saudável, sustentável e acessível.
Com o tema “Do campo à mesa: saúde e sustentabilidade no prato”, esta edição já contou com rodas de conversa com grupos sociais, palestras em escolas, blitz educativas em mercados e atendimentos nutricionais voltados à promoção da saúde. Já o encerramento será neste domingo (19), durante o Brique da Praça, das 9h às 12h, na Praça Leônidas Ribas.
O prefeito Nivio Braz destacou que a Semana de Segurança Alimentar é um importante momento de conscientização. “Essas ações aproximam a comunidade do debate sobre o que comemos e de onde vem o nosso alimento. Valorizar os produtores locais e incentivar hábitos saudáveis é investir em qualidade de vida”, afirmou o prefeito.
Promoção
A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e pela Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação, Desenvolvimento Rural, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e Planejamento Urbano e Habitação.








