Outubro Rosa terá lançamento em 1º de outubro

  • Programação oficial será definida na próxima segunda-feira, 21

    Assunto: Outubro Rosa  |   Publicado em: 18/09/2015 às 13:31   |   Imprimir

Em reunião realizada na última terça-feira, 15, o Comitê de Políticas e Planejamento Estratégico de Políticas Públicas para as Mulheres, presidido pela vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião Makvitz, definiu a data de 1º de outubro, às 8 horas, na Secretaria de Saúde, para o lançamento oficial do “Outubro Rosa”, em um café da manhã com a imprensa local.

De acordo com a presidente Nara Damião Makvitz, o Comitê de Políticas e Planejamento Estratégico de Políticas Públicas para as Mulheres definirá a programação oficial do evento após a reunião com todas as entidades que fazem parte do órgão, que vai ocorrer na próxima segunda-feira, 21, às 14 horas, no auditório do Procon.

 O Comitê conta com 35 entidades e 68 participantes. “Nesta edição, contamos com a parceria do município de Entre-Ijuís, onde na última quinta-feira, 17, estivemos reunidos com o superintendente da 14ª Superintendência Regional do DAER, em Santa Rosa/RS, Jader Barbosa Rodrigues, para tratarmos sobre as ações do Outubro Rosa, onde a ideia é pintarmos a ponte, da cor rosa, que divide os municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuís. Ainda, será realizada a pintura nas pontes dos rios Itaquarinchim e São João, em nosso município”, disse.

Já confirmado, o Outubro Rosa terá na programação o “Encontro das Vitoriosas”, em 2 de outubro, no auditório do Procon, com a participação de mulheres que detectaram o câncer de mama com a devida antecipação, submeteram-se ao tratamento e hoje encontram-se curadas. Além disso, em uma iniciativa dos vereadores Zilá Andres e Vinícius Makvitz, está confirmada a “Caminhada do Outubro Rosa” em 24 de outubro, às 9 horas, com saída da Praça Pinheiro Machado.  

O Outubro Rosa é conhecido em todo o mundo pelas ações de prevenção e orientação sobre o Câncer de Mama. Uma dessas ações é o autoexame, uma prática simples que permite a mulher descobrir precocemente o câncer, aumentando a probabilidade de cura.

Fazem parte do Comitê de Políticas e Planejamento Estratégico de Políticas Públicas para as Mulheres o Gabinete do Prefeito, Gabinete da Primeira-Dama, Departamento Municipal de Políticas para as Mulheres, Centro de Referência (CREAS), secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Trabalho e Cidadania; Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e Adolescente, Poder Judiciário/2ª Vara Criminal, Associação Hospital de Caridade de Santo Ângelo, Brigada Militar – CRPO Missões e 7ª RPMon, URI, Uníntese, Câmara de Vereadores, Ministério Público, 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) , 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Conselho Municipal da Mulher (COMDIM), 3ª Delegacia Penitenciária Regional, CDL, Procon, Liga Feminina de Combate ao Câncer, 13ª Delegacia Regional de Polícia, Delegacia de Proteção da Criança e Adolescente e Posto Policial da Mulher, Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Instituto Geral de Perícias (IGP), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Núcleos Comunitários, Prevenção da Violência no Município (PPV), FGTAS/SINE, OAB, Associação Mulheres e Negócios Noroeste RS, Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IF Farroupilha).

 

Rodrigo Bergsleithner/AI Secretaria de Saúde