Outubro Rosa encerra com painel de conscientização e prevenção ao câncer de mama

  • 200 pessoas participaram de debate com especialistas na área. Estima-se que 60 mil novos casos surgirão no Brasil neste ano. Mulheres gaúchas têm maio

    Assunto: Outubro Rosa  |   Publicado em: 31/10/2017 às 11:51   |   Imprimir

Um painel com especialistas para a troca de informações, orientações sobre os métodos de prevenção e de superação ao câncer de mama em um auditório do Centro Municipal de Cultura tomado por mais de 200 pessoas marcaram, na tarde de segunda-feira, 30, o encerramento do Movimento Outubro Rosa “Unidas pelo laço” em Santo Ângelo, programação que congregou o Poder Público Municipal, iniciativa privada, entidades e instituições locais. 
Na abertura dos trabalhos, o secretário municipal de Saúde Luís Carlos Cavalheiro avaliou o Outubro Rosa como uma campanha vitoriosa levando esclarecimentos e incentivando mulheres a tomar medidas de prevenção ao câncer de mama. Cavalheiro lembrou que, em parceria com iniciativa privada – Imagem-MED, Idisa e Hospital Santo Ângelo -, o Governo Municipal realizou a triagem e distribuiu 230 mamografias durante o Outubro Rosa, além das disponibilizadas mensalmente pela Secretaria Municipal da Saúde. 
A primeira-dama Juliana Barbosa, em sua manifestação, salientou que o Movimento Outubro Rosa destina-se à conscientização e tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA – cerca de 960 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil neste ano e, destes, aproximadamente 60 mil são de câncer de mama. Uma triste realidade, mas com atitude poderemos reduzir esta estatística. O câncer de mama tem maior incidência entre as mulheres gaúchas e no Brasil representa um dos males que mais cresce nos últimos anos. Devemos ficar atentas, nos informar sobre a doença, conhecer os recursos disponíveis para o diagnóstico e as possibilidades de tratamento, adotar hábitos saudáveis de vida e realizar consultas periódicas. Precisamos fazer a diferença na luta contra o câncer. A prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas”, discorreu Juliana. 
PROGAMAÇÃO
O dia de conscientização teve painel envolvendo a médica ginecologista Cléia Castro, a enfermeira especialista em Oncologia Kelly Meller Sangoi e a psiconcologista Cristiane Lippert Tumelero, mediadas pela enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde Andréia Bernardi. As especialistas responderam dezenas de perguntas do auditório. 
Durante o evento uma equipe técnica de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde, em sala reservada, realizou exames de toque de mama e fez os encaminhamentos necessários. Acadêmicas do Curso de Enfermagem da URI orientaram sobre o auto-exame e realizaram a verificação de pressão arterial. 
Em outro espaço, a Liga Feminina de Combate ao Câncer prestava orientações sobre o trabalho desenvolvido e comercializou camisetas para angariar fundos e continuar prestando serviços de auxílio às mulheres acometidas pelo câncer.
PARCEIROS
Foram diversas atividades desenvolvidas ao longo do mês sob a coordenação do Governo Municipal, através do Gabinete da Primeira-Dama e das secretarias municipais de Saúde e da Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, em conjunto com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Clínica de Oncologia e Hematologia das Missões, e forte apoio da URI Santo Ângelo, CNEC-IESA, Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus local, Hospital de Caridade de Santo Ângelo, Imagem-MED, Idisa, Vereador Dionísio Faganello, Weinert Supermercados, Idealize Design, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Comdim - e 14ª Coordenadoria Regional de Educação.

Fotos: Fernando Gomes