Fórum de Políticas Públicas realiza primeira reunião

  • Por meio do fórum serão formuladas e realizadas ações para diminuir os índices de violência contra a mulher em Santo Ângelo

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 07/05/2019 às 20:29   |   Imprimir

Na sexta-feira, 3, no auditório do Ministério Público foi realizada a primeira reunião do Fórum de Políticas Públicas – Pró Erradicação da Violência Contra Mulher, criado em março deste ano. O fórum é uma realização do Governo Municipal, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM), em parceria com o Ministério Público, com o apoio do Poder Judiciário. 
Neste primeiro encontro, a diretora da coordenadoria, Simone Lunkes, apresentou aos participantes o trabalho realizado pela CMM no município, por meio de um documentário produzido com os depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de violência. 
Simone também explanou sobre o trabalho realizado nas escolas de Santo Ângelo. “Nós realizamos projetos de prevenção com os jovens, neste primeiro semestre iremos trabalhar em cinco educandários com o projeto ‘Discutindo Violência Doméstica nas Escolas: Quem Bate na Mulher Machuca a Família Inteira’, e queremos convidá-los para conhecer e participar desta iniciativa que é tão importante para as mulheres”, pontuou. 
A delegada Elaine Maria da Silva, responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), também esteve presente e apresentou os dados de violência contra a mulher em Santo Ângelo, e explicou como a DEAM procede nestes casos. 
O promotor Rodrigo Louzada ressaltou a importância desse trabalho em parceria com o Governo Municipal, por meio da Coordenadoria da Mulher, visto que, os números de violência e feminicídio crescem a cada dia. “Devemos trabalhar juntos para articular ações que façam com que esses números alarmantes caiam. O curso de Psicologia da URI Santo Ângelo está realizando um projeto pioneiro com o foco nos agressores, este trabalho é feito em parceria com a CMM, Ministério Público e Poder Judiciário”, explicou.

DENUNCIE

Denunciar é fundamental para reduzir os casos de violência contra as mulheres, para isso, é necessário ligar para o número 180. Em Santo Ângelo, a mulher que sofre algum tipo de violência e está em busca de apoio jurídico ou psicológico, pode ir até a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, na Rua Antunes Ribas, 3591, ou ligar para o telefone 3312-7400.

Texto: Isabelle Luft
Foto: Divulgação