Coordenadoria Municipal da Mulher aborda Violência Doméstica nas escolas

  • Projeto é desenvolvido com alunos da rede pública de ensino. Primeira fase deste ano aconteceu em junho. Em agosto outros cinco educandários receberão

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 03/07/2019 às 12:46   |   Imprimir

Atuando na liderança de temáticas voltadas ao engajamento do público feminino na sociedade, a Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM) encerrou na quinta-feira, 27 de junho, nos educandários do município, a primeira fase do projeto “Discutindo a Violência Doméstica nas Escolas”, neste ano. Em agosto outras cinco escolas recebem a segunda fase. Iniciativa é executada desde o início da atual gestão. 
De acordo com a diretora da CMM, Simone Lunkes, o projeto é focalizado não somente na violência doméstica, mas pauta também a questão de relacionamentos; patológicos (extrema dependência do outro), e/ou abusivos, casos que muitas vezes, são deixados de lado na sociedade, por serem considerados “normais” em nossa cultura. “Nesses encontros promovemos discussões e reflexões a cerca de relacionamentos abusivos e violência doméstica, envolvendo os educandários com o tema. Com isso, podemos entender a percepção dos alunos sobre esses assuntos”, avaliou.
Simone acrescenta que palestras e seminários integraram esta primeira fase do projeto, abordando temáticas de violência conjugal, feminicídio, e feminismo. “É muito importante crianças, jovens e adolescentes conhecerem desde o período escolar esses assuntos, preparando-se para lutar por uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”, disse.
Neste ano o projeto recebe o apoio e a participação de entidades ligadas ao Fórum de Políticas Públicas – Pró Erradicação à Violência Contra Mulher –, Ministério público, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santo Ângelo, e todo o poder judiciário do Município. Algumas dessas entidades desenvolveram temáticas específicas nos educandários durante a primeira fase, de 11 a 27 de junho.
A Liga de Combate ao Câncer e a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde trabalharam sobre as doenças sexualmente transmissíveis, abusos sexuais e as formas de denúncias, com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Manoel. A Brigada Militar por meio da Patrulha Maria da Penha apresentou seu trabalho na EMEF Professora Mathilde Ribas Martins. A URI e a OAB, palestraram na EMEF Sagrada Família sobre as variadas temáticas de engajamento feminino. A DEAM – Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher esteve presente na EMEF Miguel Bosniakm, debatendo sobre respeito e direitos. As atividades encerram-se com a Faculdade CNEC na EMEF Marcelino José Bento Champagnat, conversando com os estudantes sobre dependências químicas.
O projeto ainda tem como parceiros da coordenadoria, o curso de psicologia da URI, campus Santo Ângelo, Secretaria Municipal de Educação, e para a primeira fase, as escolas municipais de ensino fundamental Antônio Manoel, Miguel Bosniak, Marcelino José Bento Champagnat, Professora Mathilde Ribas Martins, e Sagrada Família.

Fotos: CMM/Divulgação