- 08/12/2025
Fórum debate a erradicação da violência contra a mulher
-
Projeto de prevenção e conscientização na rede ensino recebeu avaliação positiva da direção dos educandários. No segundo semestre, mais oito escolas s
Assunto: Políticas para as Mulheres | Publicado em: 13/08/2019 às 20:22 | Imprimir
O Fórum de Políticas Públicas em defesa da erradicação da Violência contra a Mulher, instalado pelo Governo Municipal, por meio da Coordenadoria da Mulher (CMM), em março deste ano, com apoio do Ministério Público e da 2ª Vara Criminal de Santo Ângelo, esteve reunido na última sexta-feira, 9, no auditório do Ministério Público, para avaliação de projetos desenvolvidos pela CMM.
O projeto “Discutindo violência doméstica nas escolas: quem bate na mulher machuca a família inteira”, desenvolvido no primeiro semestre deste ano nas escolas municipais de ensino fundamental Antônio Manoel, Miguel Bosniak, Marcelino Champagnat, Professora Mathilde Ribas Martins (CAIC) e Sagrada Família, recebeu avaliação positiva da direção dos educandários pelo caráter de intervenção e de prevenção à violência contra a mulher e à desigualdade de gênero.
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Miguel Bosniak, Regina Kowalski, relatou a contribuição do projeto como fundamental para a conscientização dos estudantes em relação à violência.
Durante a segunda reunião do Fórum, também foram elencadas sugestões de projetos de prevenção à violência doméstica. No encontro, a coordenadora da CMM, Simone Lunkes, anunciou que o projeto “Discutindo Violência Doméstica nas Escolas” irá contemplar mais oito educandários neste segundo semestre, e convidou as entidades que integram o fórum permanente para se somarem aos trabalhos de conscientização e prevenção realizados na rede escolar de Santo Ângelo. “Estas parcerias são importantes para fortalecer as ações de combate de e de prevenção à violência contra a mulher”, afirmou Simone.
REDE
A reunião contou com a representação de 26 instituições que formam a rede de atendimento à mulher, com destaque para a presença do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vereador Maurício Loureiro; das secretarias municipais de Educação e da Assistência Social, Trabalho e Cidadania por meio dos CRAS e CREAS; do Poder Judiciário; do Ministério Público; da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; Defensoria Pública; instituições de ensino superior; Brigada Militar pela Patrulha Maria da Penha; OAB de Santo Ângelo; Hospital Santo Ângelo; Conselho Tutelar; Delegacia Regional de Polícia; 12ª Coordenadoria Regional de Saúde; 14° Coordenadoria Regional de Educação; Pastoral da Saúde; e Liga Feminina de Combate ao Câncer.
“A soma dessas instituições fortalece as ações voltadas ao combate da violência contra a mulher”, declarou Simone.
A próxima reunião do Fórum de Políticas Públicas – Pró Erradicação da Violência Contra a Mulher foi agendada para novembro, onde serão tratadas as ações voltadas à campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
Foto: Divulgação CMM
Últimas Notícias sobre Políticas para as Mulheres
- 05/12/2025
- 02/12/2025
- 24/11/2025








