Coordenadoria da Mulher realiza ação do Outubro Rosa

  • Evento teve a participação da Secretaria Municipal da Saúde repassando às presentes agendamento de preventivos em dias exclusivos de atendimento

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 21/10/2019 às 18:58   |   Imprimir

Palestras, atividades físicas e distribuição de exames de prevenção ao câncer de mama estiveram na agenda do encontro promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM) inserido no Movimento Outubro Rosa. O evento foi realizada na sede da CMM e contou com a participação de mulheres atendidas pelos programas sociais do órgão e convidadas.
A enfermeira Kelly Meller Sangoi, especialista em oncologia e coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia das Missões (COHM), abriu as palestras sobre o autoexame e prevenção ao câncer de mama e apresentação do projeto “Mama Amiga”.
Após, a psicóloga e coordenadora do Posto de Saúde Dr. Ernesto Nascimento Sobrinho, Fátima Silveira, deu sua contribuição discorrendo sobre o Movimento Outubro Rosa, da importância de conscientizar para prevenir e repassou às mulheres presentes, os agendamentos dos exames preventivos e mamografia fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde com atendimento em exclusivo, facilitando o acesso aos exames de prevenção.
A Imagem Med doou camisetas da Campanha Outubro Rosa que foram sorteadas entre as participantes do evento.
O evento da CMM contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a advogada Andréia da Rosa, e da conselheira tutelar eleita, Viviane de Almeida.
As mulheres também participaram de atividades físicas com a acadêmica do Curso de Educação Física da URI Campus Santo Ângelo, Jéssica Vitória Beniz, com aula de zumba, incentivando o público à prática de exercícios e ao autocuidado.
No encerramento do encontro, foi servido um café de confraternização com as convidadas e sorteio de kits de higiene pessoal, com produtos arrecadados pela Coordenadoria Municipal da Mulher na Capacitação Regional sobre a Lei Maria da Penha e violência doméstica, ministrado para agentes da rede de atendimento à mulher.
Na avaliação da titular da coordenadoria, a psicóloga Simone Lunkes, o evento atingiu o objetivo, disseminando informações e conhecimento às participantes.

Fotos: Divulgação CMM