Aberta programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

  • Palestra de abertura traçou um paralelo entre o feminismo e o empoderamento feminino ao longo da história e as conquistas de gênero

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 06/03/2020 às 21:30   |   Imprimir

A extensa programação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher abriu oficialmente na tarde desta sexta-feira, 06, em solenidade realizada no auditório do Hospital Santo Ângelo (HSA). A data é comemorada no domingo, dia 8, e a programação reserva para o fim de semana, uma série de atividades envolvendo palestras, encontros, apresentações de música e dança, ações em saúde preventiva, feira de rua e mateada, com encerramento na noite de domingo, com a escolha da Corte do Carnaval de Rua 2020.
Em seu discurso de abertura da programação, o prefeito Jacques Barbosa destacou as conquistas de direitos das mulheres ao longo das últimas décadas e os espaços galgados no mundo do trabalho, da educação, da ciência, da tecnologia e nos demais setores lincados aos avanços da sociedade moderna. “Reconhecemos a força da mulher. A sua luta por respeito, igualdade e não-violência, é também a marca do Governo Municipal”, declarou.
A primeira-dama Juliana Barbosa também pautou sua manifestação pelo reconhecimento à luta das mulheres e as conquistas nos campos profissional, pessoal e social. “A luta das mulheres tem sido um debate árduo, pois acontece em campos distintos. O ideológico, com a superação de padrões de comportamento e cultural, e no profissional, aonde vem conquistando o seu espaço”, assinalou.
O provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, em seu pronunciamento, prestou homenagem às mulheres, enaltecendo a importância da mulher em todos os setores da vida.
PALESTRA
Após o ato solene de abertura a vice-provedora do Hospital Santo Ângelo, professora Iara Fortes, ministrou palestra “Empoderamento, a força da mulher”, abrindo o ciclo de encontros e debates da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Na palestra, Iara traçou um paralelo entre o feminismo e o empoderamento feminino ao longo da história, as conquistas quanto à equidade de gênero e defendeu a irmandade entre as mulheres para mitigar a discriminação. “É o caminho para a preparação das mulheres das futuras gerações”, concluiu.

Fotos: Fernando Gomes