Ciclo de palestras marca o Agosto Lilás

  • Eventos presencial e online celebram os 15 Anos da Lei Maria da Penha, legislação de enfrentamento à violência contra a mulher

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 06/08/2021 às 21:04   |   Imprimir

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMM) de Santo Ângelo encara o enfrentamento à violência contra a mulher como um desafio diário e desenvolve ações para pautar a temática com a sociedade. Para marcar o Agosto Lilás, movimento de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres, e celebrar os 15 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, a CMM promove um ciclo de palestras envolvendo a rede de proteção e os professores.

O ciclo acontece de 10 a 13, com capacitação de professores para a Lei Maria da Penha; e dois eventos online envolvendo a rede de proteção à mulher, nos dias 18 e 25.

A coordenadora da CMM, Simone Lunkes, diz que é necessário e importante as ações e o debate sobre o tema com a sociedade. Segundo ela, levantamentos apontam o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia. “Precisamos discutir a violência à exaustão, buscando alternativas para reduzir estes índices. É uma luta diária de todos: sociedade, homens e mulheres”.

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES

De 10 a 13 de agosto, a CMM fará a capacitação de professores na rede pública estadual de ensino sobre a Lei Maria da Penha, para a identificação de situações de violência contra as mulheres nas famílias comunidade escolar. Conforme Simone, com a capacitação, os professores poderão identificar, acolher e encaminhar famílias para que recebam o amparo necessário junto à Rede de Proteção à Mulher.

FÓRUM

Dia 18 de agosto, está programada uma palestra com a promotora de Justiça, Fernanda Broll Carvalho de Almeida, abordando os 15 Anos da Lei Maria da Penha e a importância da atuação em rede. A explanação acontece durante o Fórum Permanente Pró-Erradicação da Violência Contra a Mulher, composto por 26 entidades de Santo Ângelo, envolvidas com o atendimento à mulher.

LIVE

No encerramento do mês Agosto Lilás, um evento online vai abordar a Lei Maria da Penha com a participação da delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Santo Ângelo, Elaine Maria da Silva; da delegada titular da DEAM de Porto Alegre e diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Estado, Jeiselaure Rocha de Souza.

Foto: Fernando Gomes/Arquivo