- 08/12/2025
CMM promove Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher
-
Projetos como CineAtivismo e Ciclo por Elas são destaques da programação
Assunto: Políticas para as Mulheres | Publicado em: 22/11/2021 às 13:34 | Imprimir
Desde a última sexta-feira (19), o Governo Municipal de Santo Ângelo, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM), está promovendo diversas atividades que visam conscientizar e engajar a sociedade sobre os assuntos em defesa da causa feminina.
De acordo com a coordenadora municipal da Mulher, Simone Lunkes, os 21 dias de ações fazem parte de um movimento global com o objetivo de sensibilizar sobre a questão da violência contra a mulher. Até o dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, serão promovidas ações como o CineAtivismo, Blitz de Conscientização e a campanha Ciclo por Elas.
Lembra ainda que neste período mais datas importantes serão celebradas: em 25 de novembro o Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres e Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher; em 1º de dezembro o Dia Mundial de Combate à AIDS e 6 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, conhecida também como “Campanha do Laço Branco”.
A cor que simboliza a campanha dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher é laranja cor escolhida pela ONU, pois dá visibilidade e defende os diretos de meninas e mulheres na sua diversidade, além de garantir uma vida livre de violências.
PROGRAMAÇÃO
A programação dos 21 dias foi aberta na sexta-feira (19), com o lançamento do projeto “Ciclo por Elas”, desenvolvido pela CMM. De acordo com Simone Lunkes, pesquisa realizada por uma marca de absorventes aponta que 26% das adolescentes entre 13 a 17 anos não têm acesso a produtos de higiene no período menstrual, o que acaba privando as mesmas de circularem em espaços públicos, como, por exemplo, escolas.
O “Ciclo Por Elas” é um projeto de arrecadação de absorventes que serão doados às pessoas em situação de vulnerabilidade social do município. “O objetivo é ajudar a reduzir os impactos da falta de acesso a produtos de higiene íntima e alertar para a pobreza menstrual”, afirma, destacando que todos podem participar da campanha em favor de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social.
Os pontos de coleta estarão disponíveis com os serviços apoiadores da Rede de Atendimento à Mulher e comunidade. A CMM já está recebendo doações. Os demais locais de arrecadação serão divulgados ao longo da semana.
Nesta terça-feira (23), iniciam as sessões do CineAtivismo, com a série Maid, no Centro Municipal de Cultura, às 14 horas. Serão realizadas sessões nos dias 25 e 30 de novembro e 7 e 9 de dezembro.
No dia 1º de dezembro, será desenvolvido o projeto Ônibus de Atendimento para as mulheres, numa ação da CMM, Ministério Público e Rede de Serviços de Proteção à Mulher.
No dia 5 de dezembro será realizada a Blitz de Conscientização sobre a violência contra a mulher no Brique da Praça e no dia 10 ocorrerá o encerramento da programação com reunião das Promotoras Legais Populares.
Últimas Notícias sobre Políticas para as Mulheres
- 05/12/2025
- 02/12/2025
- 24/11/2025








