- 08/12/2025
Curso forma 18 promotoras legais populares
-
Ação gratuita promovida pela Coordenadoria da Mulher, URI e ONG THEMIS ensina caminhos para participantes acessarem a Justiça e se tornarem multiplica
Assunto: Políticas para as Mulheres | Publicado em: 30/11/2021 às 15:52 | Imprimir
Foi realizada na última sexta-feira (26), a solenidade de formatura de 18 promotoras legais populares (PLPs). O ato foi realizado no auditório do prédio 13 da URI. A promoção é da Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, através dos cursos de Direito e Psicologia, e ONG THEMIS de Porto Alegre.
A coordenadora municipal da Mulher, Simone Lunkes, destaca que o curso objetiva criar nas mulheres a consciência a respeito de seus direitos como pessoas, além de desenvolver uma consciência crítica a respeito da legislação existente e dos mecanismos disponíveis para aplicá-la de maneira a combater o sexismo e o elitismo. Um dos principais focos do curso de PLPs é promover um processo de democratização do conhecimento jurídico e legal, em particular o que é pertinente a condição feminina e às relações de gênero.
A carga horário foi de 27 horas/aulas, ministradas por palestrantes e profissionais de forma voluntária, de altíssimo nível, que procuraram transmitir seus conhecimentos e aprendizagens, abordando os mais variados temas, como diversidade, direitos, família, políticas públicas, saúde, combate à violência de gênero e movimentos sociais.
Simone frisa que essas mulheres estarão aptas para atuar, sempre apoiadas e amparadas pelos Serviços da Rede de Atendimento à Mulher, na linha de frente no combate à violência contra a mulher dentro de suas comunidades. “Elas serão o elo entre a mulher de sua comunidade e a Rede de Apoio e Proteção às Mulheres no município. As Promotoras Legais Populares (PLPs) atuam na perspectiva da ampliação das condições de acesso à justiça. Nesse sentido, o projeto de formação das PLPs transforma a história de vida de cada um e de cada uma”, frisou.
O secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones, representou o prefeito Jacques Barbosa no ato e frisou que trata-se de um movimento social que busca, por meio do conhecimento de direitos, a possibilidade de transformação da realidade e relações sociais de mulheres.
O deputado estadual Eduardo Loureiro afirmou que a ação encerrou uma etapa de novos aprendizados na vida das participantes, entre elas lideranças de diversos bairros, profissionais, participantes de programas municipais. “Mulheres que estão em busca de informações para atuarem em busca de autonomia e cidadania", comentou.
APOIO
O curso teve apoio do Ministério Público (Promotora de Justiça Fernanda Broll); Polícia Civil; Brigada Militar – Patrulha Maria da Penha; Conselho Municipal da Mulher – COMDIM; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais; Ordem dos Advogados do Brasil-OAB; Vibe GastroBar; Cervejaria Itaroquem; NutiFruti; Corsan; Edu Vargas Decorações; Mary Kay-Diretora Sara Rigo; YES Cosméticos; Advogado Cleberson Andrighi; Fotógrafo Marcos Luft ; Padaria Paladar; Padaria Carolinas; Padaria Santo Ângelo; Uni MiniMercado; FuRI e Associação dos Professores e Funcionários da Fundação da URI.
Fotos: Marcos Luft
Últimas Notícias sobre Políticas para as Mulheres
- 05/12/2025
- 02/12/2025
- 24/11/2025








