- 08/12/2025
Ação Integrada pelos Direitos das Mulheres oferece informação e serviços à comunidade
-
Iniciativa realizada no Centro Histórico integra as atividades estaduais da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Assunto: Políticas para as Mulheres | Publicado em: 01/12/2021 às 16:03 | Imprimir
Foram realizadas nesta quarta-feira (1º), no Centro Histórico de Santo Ângelo, atividades da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Foram oferecidas informações e orientações sobre os direitos da mulher, da criança e do adolescente, instruções jurídicas, questões que envolvem a Lei Maria da Penha e cortes de cabelo gratuitos realizados pelo Senac.
Em Santo Ângelo, a Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM) está promovendo atividades especiais para conscientizar e engajar a sociedade sobre os assuntos em defesa da causa feminina. A ação desta quarta contou com o projeto Ônibus de Atendimento para as mulheres, do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid) do Ministério Público, numa ação da Rede de Serviços de Proteção à Mulher.
O prefeito Jacques Barbosa participou do ato e lembrou que o Governo Municipal incentiva as lutas permanentes das mulheres, atendendo reivindicações antigas da rede de proteção e colocando Santo Ângelo como destaque na implantação de políticas públicas para o empoderamento feminino.
A promotora de Justiça e coordenadora do Gepevid, Carla Frós, lembrou que a campanha é uma mobilização mundial que no Brasil ocorre desde 2003. “São realizadas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar as formas para coibir a violência de gênero”, explicou.
A programação em Santo Ângelo marca para o próximo domingo (5), a realização da
Blitz de Conscientização sobre a violência contra a mulher no Brique da Praça e no dia 10 ocorrerá o encerramento da programação com reunião das Promotoras Legais Populares.
PRESENÇAS
Também participaram do ato as promotoras de Justiça Fernanda Broll de Almeida e Paula Mohr; a defensora pública Andreia Gasparini; Nina Rosa Andres, representante do Poder Judiciário; as delegadas da Polícia Civil, Elaine Maria da Silva e Luciana Cunha da Silva; major Enízio Vasconcelos, comandante do 7º RPMon; vereadores Vando Ribeiro e Rodrigo Flores; secretários municipais Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais), Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Marco André München (Cultura e Esportes); psicóloga Simone Lunkes, coordenadora municipal da Mulher; as professoras Charlise Gimenez, do curso de Direito, e Giana Vendruscolo, de Psicologia da URI e a diretora da Escola da Senac, Andreia Moreira.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes
Últimas Notícias sobre Políticas para as Mulheres
- 05/12/2025
- 02/12/2025
- 24/11/2025








