Agosto Lilás conscientiza sobre o enfrentamento à violência contra a mulher

  • Ação objetiva promover a conscientização da comunidade e a importância da luta pela garantia dos direitos das mulheres.

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 21/07/2022 às 15:45   |   Imprimir

O mês de agosto é marcado por uma importante conquista para as mulheres, a Lei Maria da Penha. Sancionada há 16 anos, a legislação fortaleceu os mecanismos de combate à violência contra a mulher e evidenciou a importância da luta pela garantia dos direitos. A campanha Agosto Lilás enaltece a causa e reforça a importância de projetos de enfrentamento por toda a sociedade.

Em Santo Ângelo, o Governo Municipal, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM), promoverá uma programação especial. A coordenadora da CMM, vereadora Jaqueline Possebom, destaca que o objetivo é informar as mulheres sobre autonomia, saúde psicológica, direitos e canais de denúncias. "O Agosto Lilás também representa uma forma de integrar, acolher,ter sororidade e direcionamentos de questões de gênero importantes".

A programação é liderada pela CMM, com apoio da Brigada Militar, Senac-Fecomércio, Cesar Rigo Cabeleireiro, URI Santo Ângelo e Coletivo Mulheres na Luta. Jaqueline apresentou a programação nesta quinta-feira (21), em audiência com o prefeito Jacques Barbosa e o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones.

CAPACITAÇÃO

A programação será aberta no dia 5 de agosto, às 8h30min, no auditório do prédio 13 da URI. A coordenadora da CMM, Jaqueline Possebom fará a abertura do evento, seguida de palestra sobre o tema "Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero", com a promotora Fernanda Broll Carvalho de Almeida. Ainda pela manhã, a professora Lizete Piber falará sobre "Violência Contra a Mulher: Produzir Rupturas ao Silenciamento".

No período da tarde, às 13h40min, será apresentado painel sobre o Coletivo Mulheres na Luta Santo Ângelo, com a professora doutora Andrea Duarte. Na sequência, a delegada Elaine Maria da Silva, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), palestrará sobre "Medidas Protetivas e Dados de Violência de Gênero em Santo Ângelo". Encerrando a programação, a tenente Márcia Ruschel, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, palestrará sobre a "Lei Maria da Penha e o Papel da Brigada Militar na Rede de Proteção".

BRIQUE

No dia 7 de agosto, no Brique da Praça Leônidas Ribas, às 9 horas, serão realizadas atividades especiais, como a Exposição Relatos de Violência Doméstica pela Coordenadoria da Mulher; Exposição Chega de Feminicídio com o Coletivo Mulheres na Luta SA; panfletagem da Patrulha Maria da Penha e Exposição de Trabalhos do Curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo.

Também será realizado o Dia D da Mulher, numa parceria entre as Promotoras Legais Populares, Senac Santo Ângelo e Cesar Rigo Cabelereiro, para promoção de cuidados pessoais.

PROGRAMAÇÃO

A programação terá continuidade até o dia 31 de agosto. Confira abaixo:

08/08-13h30-Maturidade Ativa SESC

16/08-14h-CRAS Sepé-Roda de Conversa com o Tema: Violência Contra Mulher. Palestrantes: Enfermeira Luciana Falk; ESF Sepé,

Psicóloga Mara Nowaczyk

16/08-18h30-Programa Bom de Papo, RadioCom Podcast-CMM e Comunidade Trans

17/08-13h30-Rincão dos Meotti-Roda de Conversa, Coordenadoria da Mulher, Emater e Patrulha Maria da Penha

19/08-14h-Bairro Pippi, ESF CSU-Roda de Conversa CRAS CSU com o tema: Violência Contra Mulher com a enfermeira Diovana Wagner Bones

23/08-14h-Bairro Nova- Salão Paroquial-Roda de Conversa-Clube de Mães e CMM

24/08-13h30-Comunidade Cristo Rei-Roda de Conversa-Coordenadoria da Mulher, Emater e Patrulha Maria da Penha

25/08-14h-Bairro Indubras-Núcleo Comunitário-Roda de Conversa- Clube de Mães e CMM

31/08-13h30-Distrito Sossego-Roda de Conversa-Coordenadoria da Mulher,Emater e Patrulha Maria da Penha

Texto: Hogue Dorneles

Foto: Fernando Gomes