Centro de Referência ampla rede de proteção às mulheres

  • Marcando o Dia Internacional da Mulher, Governo Municipal instala Centro que reforça o atendimento a mulheres vítimas de violência

    Assunto: Políticas para as Mulheres  |   Publicado em: 08/03/2024 às 11:00   |   Imprimir

Foi instalado nesta sexta-feira, 8, marcando o Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência (CRAM), estabelecido pela lei número 4.597, de 2 de maio de 2023, e que amplia o atendimento e a estrutura da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.
Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, o CRAM faz parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, sendo voltado para a questão específica da situação de violência de gênero.
Representando o prefeito Jacques Barbosa, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones, destacou que o espaço tem papel estratégico, de articulador da rede de atendimento, viabilizando o acesso a serviços, programas e recursos a mulheres que sofrem violência. Além da abordagem de proteção à mulher após a situação de violência, também tem a incumbência de desenvolver ações de prevenção e atividades de sensibilização/formação para profissionais de outros serviços.
A diretora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Estela Medeiros, afirmou que é um serviço que oferece acesso facilitado, realizado por uma equipe multiprofissional que presta acolhimento, orientações, encaminhamentos e acompanhamento. “Agradeço ao prefeito Jacques Barbosa por acreditar nesse projeto e se empenhar para tornar realidade”.
O CRAM funcionará junto a Coordenadoria, na Rua Antunes Ribas, 3591. Acrescentou que a Casa Abrigo também torna-se uma realidade no atendimento e que local é mantido em sigilo pela segurança das mulheres atendidas. “Lembro que todos os dados que serão levantados no atendimento do CRAM se tornarão essenciais para subsidiar a formulação de novas políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento à violência contra a mulher”.
PRESENÇAS
Participaram do ato, o juiz Carlos Adriano da Silva; promotora Fernanda de Almeida; delegada Elaine Maria da Silva, da Delegacia da Mulher; delegada Luciana Cunha da Silva, da Delegacia de Grupos Vulneráveis; secretários municipais Valdeci Braga (Desenvolvimento Social e Cidadania), Fernando Bernardi (Saúde) e João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação); vereadores Jaqueline Possebom, Simone Lunkes e Lúcia Lima e o chefe de Gabinete Airton Peruzzi.
Texto: Geison Doberstein
Fotos: Fernando Gomes