Projeto de Lei que denomina CRAM Santo Ângelo de “Jane da Luz” é aprovado na Câmara

Foi aprovado, nesta segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que denomina o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Santo Ângelo em homenagem à Jane da Luz. A iniciativa visa reconhecer a santo-angelense, vítima de feminicídio em 2021, como símbolo da luta contra a violência de gênero no município.

“Ao atribuir o nome de Jane da Luz ao CRAM, o Município de Santo Ângelo reafirma seu compromisso com a proteção, acolhimento e valorização das mulheres, bem como eterniza a memória de uma vítima cuja história reforça a urgência de políticas públicas efetivas no combate à violência doméstica e familiar”, justificou o prefeito Nivio Braz no encaminhamento do projeto.

A votação foi marcada por muita emoção. Familiares e amigos de Jane acompanharam a sessão, vestindo camisetas com sua imagem e segurando cartazes com mensagens como “Do luto à luta”, em um gesto de carinho e de reafirmação da causa que a homenagem representa.

Emocionada, Haline da Luz, sobrinha de Jane, agradeceu a iniciativa da Administração Municipal. “Hoje, 10 de novembro, completam quatro anos em que ela foi vítima de feminicídio. Nós, como família, aceitamos de coração essa homenagem e seguimos lutando pela mesma causa, para que outras mulheres não venham a sofrer a mesma violência que a Jane sofreu e para que outras famílias não venham a chorar o mesmo choro que nós”.

A diretora do CRAM, Rosemeri Grás, também ressaltou o significado da homenagem. “É um nome muito emblemático, que vem a trazer luz para as mulheres vítimas de violência. Que todas se sintam representadas por essa mãe, amiga e filha que fez parte da nossa comunidade. Através do nome da Jane, homenageamos todas as mulheres que são vítimas de violência”, afirmou.

Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do prefeito Nivio Braz.