- 13/12/2024
Santo Ângelo opera em 100% o sistema de videomonitoramento
-
Governo Municipal e população começam a debater a expansão da cobertura por câmeras de vigilância para outras áreas da cidade
Assunto: Segurança Pública | Publicado em: 22/10/2018 às 19:12 | Imprimir
O sistema de vigilância por videomonitoramento de Santo Ângelo está operando em sua capacidade máxima, com todas as 24 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade funcionando a pleno. A informação foi repassada ao prefeito Jacques Barbosa pelo secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança pública – GGI-M, Lindomar Cristani.
O Sistema de Vídeomonitoramento foi implantado em Santo Ângelo a partir de um termo de convênio entre o Governo Municipal e a Brigada Militar de Santo Ângelo – 7º Regimento de Polícia Montada - e ativado em maio de 2017, em solenidade realizada durante a 18ª FENAMILHO Internacional. Porém, o funcionamento integral das câmeras estava prejudicando por frequentes interrupções, seja por questões climáticas e/ou por rompimento de cabos, prejudicando a qualidade das transmissões. Conforme Cristani, o sistema foi completamente reestruturado para garantir uma operacionalização sem sobressaltos e mais segurança à população.
Atendido por policiais da reserva da Brigada Militar, que retornaram às atividades, o Centro de Operações do Sistema de Vídeomonitoramento funciona junto ao Quartel do 7º RPMon. O sistema abrange 24 pontos estratégicos, em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos, provendo a segurança e monitoramento na comunidade 24 horas por dia. Os equipamentos são de última geração, com câmeras com alcance de mil metros e de alta resolução, 11 quilômetros de fibra óptica, com software Digiforte, alocados em 650 postes da cidade. As imagens são armazenadas em meio magnético (fitas), que são substituídas a cada 90 dias e com garantia de 10 anos de armazenamento.
Com inúmeras possibilidades digitais, o sistema permite melhora na fiscalização de trânsito, agregação de software que façam essas fiscalizações, agindo também na identificação de pessoas, veículos furtados e clonados. O secretário-Executivo explica que em caso de situações de risco, acontecimentos criminosos, entre demais fatos que possam requerer acesso ao sistema, as imagens devem ser requeridas judicialmente, pelos seguintes órgãos: Ministério Público e Polícia Judiciária (Polícia Civil e Polícia Federal).
AMPLIAÇÃO
Na próxima quarta-feira, 24, acontece no CTG Os Legalistas, a partir das 19 horas, importante reunião de diálogo com autoridades municipais e comunidade da Zona Norte da cidade. O objetivo do encontro é debater questões de Segurança e Infraestrutura Pública, buscando ouvir ideias e reivindicações da comunidade, bem como a ampliação do Vídeomonitoramento no município. Esta é uma iniciativa do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança pública – GGI-M.
Segundo Lindomar Cristani, Santo Ângelo tem 46 Núcleos Comunitários estruturados. “Queremos atender um por um desses bairros, cada qual em sua reivindicação, assim ouvindo pleitos e encaminhando soluções. Moradores da Zona Norte estão reivindicando melhorias na segurança e na iluminação, mais especificamente na Praça Castelo Branco. O gabinete funciona como uma espécie de ouvidoria”, assinalou o secretário-executivo.
O GGI-M
O Gabinete de Segurança Pública atua sob a coordenação de Cristani, que realiza trabalho em conjunto com os demais setores, na elaboração e encaminhamento de projetos para a área de segurança pública e em programas de prevenção à violência e à redução da criminalidade. “Este setor representa a vigilância e reforço na Segurança Pública de nosso município. Assim, desenvolvemos reuniões em diversas áreas da cidade, com instituições locais, grupos de moradores e lideranças, no recolhimento de demandas que possamos encaminhar aos órgãos competentes”, disse Lindomar.
Fotos: Fernando Gomes
Últimas Notícias sobre Segurança Pública
- 28/11/2024
- 29/10/2024
- 18/06/2024




