- 13/12/2024
Missões contará com Delegacia de Repressão ao crime organizado
-
Autoridades iniciaram as tratativas para a instalação da DRACO em Santo Ângelo. Local está definido e será preparado para receber a estrutura policial
Assunto: Segurança Pública | Publicado em: 17/12/2018 às 21:49 | Imprimir
A região das Missões contará com uma nova estrutura de atendimento da Polícia Civil. Em decreto publicado na última sexta-feira, dia 14, pelo governador José Ivo Sartori, fica criada a Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizada (DRACO) em Santo Ângelo, pleito que atende demanda formulada pelo prefeito Jacques Barbosa e o deputado estadual Eduardo Loureiro.
Na tarde desta segunda-feira, 17, o prefeito Jacques, o vice-prefeito Bruno Hesse, o deputado Eduardo Loureiro e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adolar Queiroz, receberam o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Fernando Sodré, o delegado regional de Polícia, Afonso Stangherlin, e o policial civil Osvandir Lemos, para tratar da instalação da DRACO em Santo Ângelo.
Na reunião ficou definida que a nova delegacia será instalada em anexo ao Centro Social Urbano, onde hoje funciona a Unidade de Saúde da Família (USF) que ganhará novo espaço junto à UPA, além da USF do Bairro Nova, que está recebendo obras de ampliação, reforma e modernização, melhorando sua estrutura física para atender a população.
A próxima ação acordada diz respeito às adequações no prédio, conforme especificações técnicas da Polícia Civil, e que será analisada em conjunto pelos engenheiros do município e da Secretaria de Segurança Pública. Num próximo encontro, o Governo Municipal e a Polícia Civil irão definir uma agenda de datas para as obras e o efetivo funcionamento da delegacia. O diretor do DPI, delegado Fernando Sodré, explicou que com a nova estrutura de Polícia Civil o efetivo ganhará reforço de policiais, mais veículos e equipamentos para atender a região.
O prefeito Jacques comemorou o anúncio da instalação da delegacia especializada em Santo Ângelo, que terá entre seus serviços prestados, o registro de ocorrências policiais para a zona leste da cidade evitando o deslocamento da população até a zona norte, além do reforço na segurança que terão os mais de 30 mil moradores da área.
Também participaram da audiência, o presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Oliveira, e os demais vereadores.
MUDANÇAS & ATRIBUIÇÕES
O decreto do Governo do Estado transforma várias delegacias no Estado em unidades DRACO, com suporte regional para serviços de investigações, inteligência análise de interceptações de sinais e núcleo de investigação, cartório e repressão ao crime de lavagem de dinheiro, além do atendimento em regime de plantão. Para tanto, a Delegacia de Trânsito de Santo Ângelo, vinculada à 13ª Delegacia de Polícia Regional do Interior; fica extinta, transformada agora em Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (DRACO). As atribuições das Delegacia de Trânsito, extintas pelo decreto, que não estejam compreendidas nas atribuições da DRACO, ficarão, a cargo dos órgãos policiais locais, até a instalação das novas unidades.
A medida é saudada pelas lideranças políticas da região, pois fortalece bastante o trabalho e a estrutura da Polícia Civil nas Missões, trazendo maior segurança toda população e intensificando o combate à criminalidade.
Fotos: Fernando Gomes
Últimas Notícias sobre Segurança Pública
- 28/11/2024
- 29/10/2024
- 18/06/2024




