Santo Ângelo terá central integrada de videomonitoramento

  • Sistema envolverá Brigada Militar, Polícia Civil, Coordenadoria de Mobilidade Urbana e Governo Municipal

    Assunto: Segurança Pública  |   Publicado em: 24/05/2023 às 13:15   |   Imprimir

Na manhã desta quarta-feira, 24, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança Pública (GGI-M) promoveu reunião para tratar do sistema de videomonitoramento da cidade. Uma central integrada envolvendo os órgãos de segurança e o Governo Municipal.
Conforme Hasadias Amaral da Silva, secretário executivo do GGI-M, são 155 câmeras instaladas na cidade. Destas, 41 são instaladas em escolas municipais, servindo não apenas para a segurança dos educandários dos bairros onde estão sediados. Esses equipamentos serão integrados ao sistema de monitoramento da BM e da Secretaria de Segurança Pública.
A empresa Fontella Comunicações irá operacionalizar a instalação de terminal. Além disso, o município está instalando um gerador no quartel da BM para garantir a eficiência do sistema.
Também ficou definido que a Coordenadoria de Mobilidade Urbana e a BM irão organizar operações conjuntas, inclusive noturnas.
Hasadias salienta ainda que será agendada visita técnica em município que já conta com central integrada, para que seja conhecido o funcionamento do cercamento eletrônico e pacote analítico para o sistema. O cercamento eletrônico identifica placas de veículos e faces de pessoas e pacote analítico envolve a conduta das pessoas, apontando ações suspeitas. “Já existe uma orientação do prefeito Jacques Barbosa para licitar a aquisição do serviço”.
Participaram da reunião, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones; vereador Rodrigo Flores, coordenador do Departamento de Processamento de Dados; presidente da CDL, João Vicente Rigo; empresários Luiz Carlos Prado, representante do Sindilojas Missões e Acisa; Pedro Fontella, da Fontella Comunicações; capitão João Pedro Gonçalves, do 7º RPMon; tenente-coronel Edilson Góes, comandante do CRPO Missões; Gerson Rodrigues, diretor da Coordenadoria Municipal de Mobilidade Urbana e sargento Carla Portalete, do Pelotão Ambiental.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes