Município inicia segunda-feira reformas para delegacias especializadas

  • Órgãos policiais de repressão aos Crimes Rurais e Abigeatos (Decrab) e às Ações Criminosas Organizadas (Draco) terão prédio cedido pela prefeitura

    Assunto: Segurança Pública  |   Publicado em: 30/01/2024 às 15:54   |   Imprimir

O prédio da antiga Secretaria Municipal de Habitação – Avenida Getúlio Vargas, 710 – em anexo ao Shopping das Fábricas, passará por ampla reforma para sediar as delegacias repressão de Crimes Rurais e Abigeatos (Decrab) e às Ações Criminosas Organizadas (Draco). As obras deverão iniciar nesta segunda-feira, 5, com reforma do telhado, adequação de espaços e qualificação das instalações elétricas.
O Setor de Regularização Fundiária (Reurb) irá funcionar no Espaço Cidadão, junto à Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação.
O anúncio foi feito pelo prefeito Jacques Barbosa nesta terça-feira, 30. Segundo o chefe do Executivo, a instalação das delegacias está sendo efetivada por meio de convênio com o Governo do Estado em que o município cederá a estrutura necessária para o seu funcionamento. O investimento é de R$ 130 mil. “A segurança pública é um dever do Estado, mas um compromisso de todos. Se afeta o cidadão, também afeta o município, por isso vamos ceder o imóvel e fazer as adequações e instalações necessárias para que os serviços especializados sejam instalados em Santo Ângelo, dando suporte também para uma parte da região das Missões”, concluiu Jacques.
Para o prefeito, a instalação dos órgãos de repressão e investigação irá garantir mais segurança à população, combatendo o crime organizado e o abigeato, protegendo o cidadão do campo e da cidade e os seus patrimônios. Jacques também lembrou que estas conquistas para Santo Ângelo têm a articulação do chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Fernando Sodré e do deputado Eduardo Loureiro junto ao Governo do Estado.
Sodré informou que a Draco terá oito pessoas atuando e a Decrab receberá mais cinco efetivos, além de um que já está destacado em Santo Ângelo. “A instalação dos órgãos especializadas em Santo Ângelo é uma resposta do Estado e do Município para combater à criminalidade e o avanço das facções para o interior do Rio Grande do Sul”, concluiu o chefe da Polícia gaúcha.
As delegacias irão atuar na prevenção, apuração, repressão e neutralização de quadrilhas especializadas e de organizações criminosas.
 
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes