Inter-Regional do ENART promoveu espetáculos e movimentou a economia local

  • Mais de três mil artistas de dez regiões tradicionalistas estiveram em Santo Ângelo no fim de semana

    Assunto: Tradicionalismo  |   Publicado em: 01/10/2019 às 08:40   |   Imprimir

Uma grande festa tradicionalista e cultural foi realizada em Santo Ângelo no sábado, 28, e domingo, 29. Mais de três mil artistas disputaram na cidade a segunda etapa Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), evento de nível estadual, considerado o maior festival de arte amadora da América Latina.
As disputas de danças tradicionais, forças A e B, foram realizadas no Ginásio de Esportes Marcelo Mioso, que recebeu grande público nos dois dias. Também foram realizadas disputas no Colégio Missões e no Colégio Tiradentes.
Esse foi o terceiro ano consecutivo que Santo Ângelo sediou a etapa Inter-Regional do ENART, classificando grupos e artistas para a final, marcada para os dias 15, 16 e 17 de novembro em Santa Cruz do Sul. Ainda será realizada a terceira Inter-Regional, em Sapiranga, nos dias 19 e 20 de outubro.
Em Santo Ângelo estiveram participando dez entidades tradicionalistas. A promoção é do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Governo Municipal por meio das secretarias de Cultura e do Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e da Associação das Entidades Tradicionalistas de Santo Ângelo (ASSETRASA).
As disputas iniciaram na manhã do sábado, 28, mas a solenidade oficial de abertura foi realizada no início da tarde, contando com as presenças do prefeito Jacques Barbosa; vice-prefeito Bruno Hesse; presidente do MTG, Nairo Callegaro; presidente da 3ª Região Tradicionalista, Ivanir Ribeiro; deputado estadual Eduardo Loureiro; deputado federal Pompeo de Mattos; secretários municipais Neusa Cavalheiro (Cultura), Vando Ribeiro de Souza (Turismo), Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente), Everaldo de Oliveira (Assistência Social) e Adolar Queiroz (Obras); vereador Dionísio Faganello, representando a Câmara Municipal; coordenadora regional e Educação, Rosa Maria de Souza; Paulo Faganello, presidente da ASSETRASA e Nadir Somavilla, presidente da Comissão Organizadora.
O prefeito Jacques Barbosa destacou a satisfação em Santo Ângelo sediar novamente uma etapa classificatória ao ENART. “Um evento que é a defesa do folclore e a preservação da cultura gaúcha em sua essência”, definiu.
O santo-angelense Nairo Callegaro, presidente do MTG, destacou a união das entidades tradicionalistas locais para a realização da Inter-Regional e a intenção de seguir promovendo uma das etapas do ENART em Santo Ângelo. Agradeceu ao apoio do Governo Municipal, que segundo ele, soube entender a magnitude do evento e garantir essa atração para a comunidade local. “Além do fator artístico e da valorização da cultura gaúcha, esse evento tem influência positiva na economia local, atraindo um grande número de visitantes.”
CLASSIFICADOS DE SANTO ÂNGELO
De Santo Ângelo, classificaram-se para a final do ENART, os grupos de danças do CTG 20 de Setembro e do GDF Os Farroupilhas na Força A; na chula, Emerson Taborda de Brum, do CTG Tio Bilia; na gaita piano, Lorenzo Rossini (20 de Setembro); Daniel Forrati, do CTG Tio Bilia classificou-se na gaita de até oito baixos e também na modalidade acima de oito baixos; Paulo Cezar Maciel Junior, do GTF Coronel Aparício Borges garantiu classificação na gaita de botão de até oito baixos.
O Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul, de Santa Maria, foi o grande vencedor geral.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes