Saúde atende 137 pessoas no Dia “D” do Outubro Rosa

  • Outras centenas de mulheres participaram das ações de prevenção e orientação ao câncer, realizadas na manhã de sábado, na UPA

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 08/10/2018 às 15:09   |   Imprimir

Uma grande mobilização dos órgãos públicos do Município e do Estado, instituições de saúde e de ensino, e da iniciativa privada, marcou a abertura da segunda edição do Outubro Rosa – Unidas pelo Laço -, com a realização do Dia “D” de combate e prevenção ao câncer de mama. 
A programação foi desenvolvida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pippi, com a realização de exames preventivos, autoexames de mama, orientações sobre mamografia, testes rápidos de hepatite C e B, HIV e Sífilis, distribuição de preservativos e de material informativo de prevenção de IST/HIV e AIDS. 
Segundo a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Andréia Bernardi, no período do Dia “D”, das 9 às 13 horas, foram 137 atendimentos pela SMS, entre testes rápidos, preventivos, mamografias e agendamentos, além de outras centenas de mulheres que participaram das ações oferecidas pelos parceiros do evento, como oficinas terapêuticas, serviços de medicina preventiva, aferição de pressão arterial, palestras e orientações, yoga e massagens.
IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO
O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, destacou na solenidade de abertura da segunda edição do Outubro Rosa, a importância da prevenção o ano inteiro. Conforme Cavalheiro, os serviços oferecidos no Dia “D”, estão disponíveis na rede básica de saúde. “A doença sempre deixa alguma seqüela, por isso é importante a prevenção, os 12 meses do ano. A saúde de Santo Ângelo tem estrutura eficiente de atendimento e investe e incentiva a prevenção”, declarou.
O prefeito Jacques Barbosa também se manifestou sobre a importância da prevenção e relatou os investimentos que o Governo Municipal tem feito na área da saúde, como a abertura da UPA, a implantação da Unidade de Saúde da Família (USF) modelo no Bairro São Carlos e as obras nas unidades dos bairros Nova, Rogowski e Subuski, com investimentos de mais de R$ 250 mil. Jacques também afirmou que tem diálogo permanente com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e ressaltou o trabalho desenvolvido pelas voluntárias.
PARCEIROS E APOIADORES
O Dia “D” prestou uma série de serviços à população feminina, com a parceria e o apoio do Governo Municipal, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, secretarias municipais da Saúde, Cultura e do Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Governo do Estado – 12ª Coordenadoria Regional da Saúde; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Hospital Santo Ângelo; Unimed Missões; URI, Faculdade CNEC Santo Ângelo e Instituto Federal Farroupilha; Imagem-Med; e Clínica de Oncologia e Hematologia das Missões.
Também prestigiaram a cerimônia de abertura do Dia “D”, o secretário-adjunto da Cultura do Rio Grande do Sul, André Kryszczun, a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Simone Lunkes; a secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, o secretário interino do Turismo e Esporte, Jonas Almeida, o provedor do Hospital Santo Ângelo (HSA), Odorico Bessa Almeida, a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Marlise Barbosa, Adair Nascimento, coordenador da Vigilância Sanitária, Maristani Almeida, gerente de enfermagem do HSA, e profissionais representantes das instituições de ensino e de saúde.

Fotos: Fernando Gomes