SEMAGRI abre inscrições para o Programa Troca-Troca

  • Produtores interessados devem efetivar a inscrição até o dia 29 deste mês junto à Secretaria Municipal da Agricultura de Santo Ângelo

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 06/05/2020 às 08:52   |   Imprimir

Está aberto o cadastramento para produtores rurais interessados em adquirir sementes de milho para a safra 2020/2021 por meio do Programa Troca-Troca, uma parceria do Governo do Estado e do Governo Municipal, para estimular a produção do cereal.
A manifestação de interesse dos agricultores no programa deverá ser feita até o dia 29 deste mês, diretamente na sede da Secretaria Municipal da Agricultura (SEMAGRI) de Santo Ângelo.
O PROGRAMA
Na parceria do Programa Troca-Troca, o Governo do Estado adquire a semente, de acordo com a necessidade dos agricultores, e os municípios se responsabilizam pelo pagamento. Estes repassam aos produtores que, dessa forma, tem melhor preço em comparação ao que é praticado no mercado e melhor prazo de pagamento.
Criado em 1988, o Programa Troca-Troca de Sementes leva ao campo sementes de milho com subsídio de 28%. Com essa ação, o Estado e o Município estimulam o aumento da produção e da produtividade, gerando desenvolvimento e qualidade à vida dos agricultores, fixando-o no meio rural e garantindo sustentabilidade ao setor.
PRORROGAÇÃO
A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande do Sul também prorrogou o prazo de vencimento dos contratos de 2019 do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo de 30 de abril para 31 de maio.
A alteração atende à reivindicação do setor produtivo em razão da prolongada estiagem, que tem causado danos à agropecuária, e da necessidade de proteger e evitar a descapitalização dos produtores e suas entidades representativas, inviabilizando a continuidade da produção agrícola.

Foto: Divulgação