Assistência Social finaliza detalhes para o casamento coletivo

  • Cerimônia de formalização da união de 30 casais aproveitará as belezas naturais e históricas da Praça Pinheiro Machado, Centro Histórico de Santo Ânge

    Assunto: Assistência Social  |   Publicado em: 14/11/2017 às 08:01   |   Imprimir

Para ultimar os preparativos para o Casamento Coletivo que será realizado no próximo domingo, dia 19, às 15 horas, no Centro Histórico de Santo Ângelo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (SMASTC) realizou reunião com os 30 casais que estarão formalizando sua união. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, onde a secretária de Assistência Social Jacqueline Possebom prestou as últimas informações sobre a cerimônia e esclareceu as principais dúvidas dos nubentes e, logo em seguida, foi realizada uma palestra sobre “Relacionamento Pessoal” ministrada pela psicóloga Marjorie Machado. Os noivos também tiveram a oportunidade experimentar as vestimentas que serão cedidas para o ato civil. 
De acordo com a secretária, os preparativos terão início às 8h30min do dia 19, quando as noivas deverão estar na sede da SMASTC para a maquiagem e cabelo, que serão realizadas por estudantes do Curso de Estética do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Ângelo, parceira do Governo Municipal no evento. As noivas, segundo anunciou Jacqueline, receberão alimentação e transporte até o local do evento. Já os noivos deverão estar na Câmara Municipal de Vereadores, às 12h30min, onde serão preparados para a cerimônia.
A realização de um casamento coletivo não é uma novidade nem um fato comum em Santo Ângelo. Mas nesta cerimônia preparada pelo Governo Municipal, através da Assistência Social, em parceria com o Poder Judiciário, as belezas naturais e históricas da Praça Pinheiro Machado, abrilhantada pela imponência da Catedral Angelopolitana ao fundo, ficarão eternizadas nas memórias dos casais. As noivas terão acesso ao local do Casamento Coletivo pelo Monumento Arco dos 30 Povos Missioneiros, na Praça Pinheiro Machado, de onde serão conduzidas até seus futuros maridos, que as aguardarão no Largo do Expedicionário, local aonde os juízes de paz conduzirão a cerimônia de formalização civil do matrimônio. Antes disso, está prevista a benção ecumênica aos noivos. 
O Casamento Coletivo está inserido na programação do Dia da Cidadania promovido pelo Poder Judiciário, Comarca de Santo Ângelo, e que estará sendo realizado no mesmo dia, porém na Praça Leônidas Ribas. “Queremos oportunizar a formalização da união estável de casais que participam de programas sociais do Município”, pontuou Jacqueline.
Os noivos passaram por diferentes etapas de preparação para a formalização da união, como encaminhamentos burocráticos e participação em cursos preparatórios como “Planejamento e Relacionamento Familiar” e o “Casamento Passo a Passo”, além de preencher requisitos legais.

Fotos: Fernando Gomes