Setor de Bem-Estar Animal ativa unidade de castração

  • São mais de 600 cães e gatos, machos e fêmeas, que aguardam pelo procedimento de esterilização. Ação é realizada em dois dias da semana

    Assunto: Bem Estar Animal  |   Publicado em: 29/09/2023 às 07:36   |   Imprimir

A política de saúde pública e ambiental por meio do controle populacional de cães e gatos do Governo Municipal ganha força com o efetivo funcionamento da unidade de castração do Setor de Proteção e Bem-Estar Animal. Os trabalhos tiveram início após um longo trâmite do “castramóvel” junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), liberado em agosto último.
Segundo a diretora do Setor de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Paola Wojciechowski, com o início das ações a fila de espera com mais de 600 animais cadastrados para o procedimento começa a ser reduzida.
Paola explica que as esterilizações estão sendo feitas às quartas e quintas-feiras pela manhã, das 8h30min às 11h30min, com uma média oito por semana, sendo cinco machos e três fêmeas, que exigem um procedimento mais invasivo, portanto mais prolongado. Os animais são liberados no mesmo dia, após o período protocolar de recuperação. As cirurgias são realizadas pela veterinária do Setor de Bem-Estar Animal, Tassiara Barreto, com auxílio de estagiários do curso de Medicina Veterinária, aprovadas em processo seletivo do município.
A diretora lembra ainda que os tutores dos pets precisam efetuar um cadastramento junto ao Setor de Bem-Estar Animal com a observância a critérios sociais, como a renda familiar. “A prioridade neste momento, é o atendimento aos animais abandonados e cães e gatos tutelados por famílias de baixa renda”, afirmou.
ENDEREÇO
A unidade de castração funciona junto ao Setor de Proteção e Bem-Estar Animal, na Rua Marechal Floriano, 160 (antiga Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
UBASA
No local também funciona a Unidade Básica de Saúde Animal (UBASA), a segunda em atividade no Rio Grande do Sul, prestando serviços de baixa complexidade, como atendimento veterinário, consultas, dispensação de medicamentos básicos, aplicação de vermífugos, vacinação e receituário e, em casos mais graves, os animais domésticos são encaminhados para atendimento especializado em clínica licitada pelo município.
O atendimento é gratuito, com prioridade para famílias com renda de até dois salários mínimos e organismos de proteção animal. “Ninguém deixará de ser atendido, porém a lei prevê gratuidade apenas para famílias de baixa renda. Para outras situações, prestaremos os primeiros socorros e faremos o devido encaminhamento. A saúde dos animais é a nossa prioridade”, assinalou a diretora do setor, Paola Wojciechowski.
Mais informações sobre o cadastramento e atendimento de animais domésticos podem ser direcionadas para o telefone 55 9 9687-5335.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes