Município garante ampliação e adequação em casa de menina atropelada

  • Setor de Engenharia elabora o projeto de adaptação da residência, Secretaria da Habitação repassará o material e voluntários realizarão a obra

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 22/09/2017 às 11:22   |   Imprimir

A família de Eduarda Richard dos Reis, de 15 anos, atropelada por dois veículos na manhã de 15 de agosto durante a travessia da faixa de pedestres localizada na Avenida Sagrada Família, na Rótula do Tio Bilia, quando se dirigia para a escola, está recebendo apoio do Governo Municipal de Santo Ângelo. A adolescente continua internada no Hospital de Caridade de Santo Ângelo sem previsão de alta. Segundo diagnóstico médico do neurocirurgião Matheus Brunet, a fatalidade provocou lesões traumáticas gravíssimas com sequelas na coluna cervical.
Por determinação do prefeito Jacques Barbosa, a Secretaria Municipal da Habitação, através do Setor de Engenharia, está trabalhando no projeto de ampliação e adaptação da casa localizada no Bairro Faldino Siede, para que a menina, ao retornar ao convívio familiar, possa ter acessibilidade a todos os cômodos do ambiente sem a necessidade de ajuda em sua locomoção. Além do projeto sob critérios regidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o município também irá repassar o material de construção necessário para as obras. 
Nesta semana o secretário da Habitação Everaldo Oliveira e o diretor da pasta Rodrigo Flores acompanharam o engenheiro Charles Makulia e a arquiteta Laura Lucca para a análise técnica na residência da família visando a elaboração do projeto arquitetônico. De acordo com a arquiteta, o projeto inicial prevê a ampliação da atual planta em 13 metros quadrados e adequação dos espaços internos e externos da residência, conforme a norma técnica NBR 9050 que define a acessibilidade a pessoas com necessidades físicas especiais em edificações. Laura explica que será mantido diálogo com a família durante o processo de elaboração do projeto para conscientizar e orientar sobre as mudanças que as adequações provocarão na moradia. 
“Fico feliz em contar com o apoio da Prefeitura. A notícia traz um pouco de alegria. Se dependesse de mim, não teria como conseguir estas melhorias”, afirmou Cleci Richard, mãe de Eduarda e de mais duas meninas, de nove e de 17 anos. 
Cleci conta que trabalhava como diarista e que com o drama da filha, precisou deixar o serviço para dedicar-se aos cuidados de Eduarda. Ela relata que está se mantendo com o apoio e a solidariedade da comunidade santo-angelense e da pensão alimentícia do ex-marido. Solidariedade que também estará presente nas obras de ampliação e adequação da moradia. Segundo Cleci, vizinhos e parentes irão fazer as alterações necessárias na casa de forma voluntária. “Somos gratos. Estamos recebendo muito apoio de toda a comunidade”, concluiu. 
MATERIAL SOLIDÁRIO
O secretário Everaldo Oliveira lembrou que a população santo-angelense e regional pode colaborar com a remodelação da moradia, doando materiais de construção através da Campanha Material Solidário, idealizado pela Secretaria da Habitação para fazer frente à escassez de recursos públicos para investimentos na construção e reforma de casas de famílias de baixa renda. 
A campanha recebe em doação sobras de construção tais como tijolos, areia, cimento, madeira, pregos, argamassa, piso, tinta, abertura e outros materiais. O interessado em fazer a doação pode entrar em contato pelos telefones 3312-2727 e ou 3312-4708. A equipe da Habitação pode retirar as doações por agendamento. 
A família de Eduarda Richard dos Reis, com o auxílio de amigos, disponibiliza uma conta bancária na agência da Caixa Federal de Santo Ângelo (0504) para doações da comunidade: conta 013 135.807-9.

Fotos: Fernando Gomes