200 jovens recebem certificado de dispensa militar

  • Autoridades civis e militares frisaram o compromisso de continuar servindo à pátria e trabalhando pelo desenvolvimento do País

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 10/10/2017 às 15:31   |   Imprimir

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira, 10, no Largo da Catedral Angelopolitana, a Junta de Serviço Militar (JSM) de Santo Ângelo oficializou a dispensa de 200 jovens do serviço militar obrigatório na condição de soldado, com o Juramento à Bandeira e entrega dos certificados para os nascidos em 1999 e classes anteriores. Esta foi a primeira etapa de dispensas deste ano. 
A cerimônia contou com a presença do prefeito em exercício Bruno Hesse; do comandante do 1º Batalhão de Comunicações (BCom) coronel André Luis dos Santos Franco; do capitão Jandir Ortiz Borba, representando o comando do 11º Batalhão de Bombeiros; 1º tenente Elói Soares Carvalho, chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM); 1º tenente Ledinei Leguiça Velaz, delegado do Posto de PRM e do secretário da JSM, Adroaldo de Almeida Mousquer e do vereador Vando Nolasco, presidente em exercício do Poder Legislativo.
Após o juramento à Bandeira, os dispensados ouviram a manifestação do comandante do 1º BCom que frisou que o ato é o compromisso de dedicação aos interesses da pátria, cuja honra deve-se defender com a própria vida. O coronel André Luis dos Santos Franco lembrou que os jovens foram dispensados do cumprimento das obrigações militares, porém como cidadãos, devem socorrer a pátria sempre que chamados. “As forças armadas necessitam de efetivos de reserva que serão acionados em momentos de crises nacionais e internacionais. Vocês estão dispensados de vestir a farda verde oliva que com orgulho vestimos, mas estarão à disposição para a defesa da pátria e como cidadãos contribuindo para o crescimento do Brasil”, afirmou o oficial. Ele argumentou que a dispensa torna-se necessária, considerando que o número de alistados é infinitamente maior que a necessidade de recursos humanos do Exército.
Na mesma linha, o prefeito em exercício Bruno Hesse lembrou aos jovens que, mesmo dispensados do serviço militar obrigatório, eles tem o dever de contribuir para o desenvolvimento do país. “Santo Ângelo é uma pequena célula da pátria e que não se deve limitar os afazeres pelas obrigações. Não esperemos que os outros façam. Façamos por nós. Que cada um, dê a sua contribuição para construirmos um país melhor”, finalizou Hesse.
O prefeito em exercício, o comandante do 1º BCom e o 1º tenente Ledinei Leguiça Velaz, delegado do Posto de PRM, fizeram a entrega simbólica do Certificado de Dispensa de Incorporação a três jovens que representaram os 200 compromitentes.

Fotos: Fernando Gomes