Município inaugura o Espaço Cidadão

  • Serviços de tributos e formalização de empresas, certidões, engenharia e projetos estão centralizados em amplo e moderno espaço

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 28/11/2017 às 09:51   |   Imprimir

“A modernização do serviço público passa por ações que qualifiquem o atendimento ao contribuinte, reduza a burocracia, ofereça agilidade ao empreendedor disposto a investir em Santo Ângelo e valorize o servidor”, afirmou o prefeito Jacques Barbosa na manhã desta segunda-feira, 27, na solenidade de inauguração do Espaço Cidadão. Para o prefeito, o novo espaço representa a otimização no atendimento público ao cidadão, centralizando em um só local as áreas de tributação, fiscalização, regulamentação de empreendimentos e os setores responsáveis pela captação de recursos junto às demais esferas de governo, além de representar economicidade, considerando que encerra com uma série de locações de prédios pelo Município e que geravam alto custo para os cofres públicos.
O Espaço Cidadão, localizado na Rua Antunes Ribas, 1144, em frente à Câmara de Vereadores, coloca à disposição dos contribuintes os setores de expedição de alvarás, cadastro imobiliário, de tributação (IPTU, ISSQN, ITBI e outros), a Secretaria Municipal de Planejamento, o Escritório da Cidade, Certidões diversas, engenharia, projetos e a Rede Nacional de Simplificação e Desburocratização – a REDESim. “Este espaço encerra a ‘via crucis’ que o contribuinte, que o empreendedor, era obrigado a fazer quando necessitava dos serviços dos órgãos públicos municipais. Quem precisa andar são os papeis, não o contribuinte e nem o investidor”, concluiu Jacques.
O deputado Eduardo Loureiro, representando a Assembleia Legislativa do Estado no ato inaugural, considerou o Espaço Cidadão um avanço para Santo Ângelo em direção à desburocratização do serviço público e à qualidade no atendimento ao contribuinte. “Esta iniciativa torna os serviços públicos mais ágeis, mais eficientes e vai de encontro ao desejo dos contribuintes querem das esferas governamentais: o atendimento qualificado”, finalizou.
Logo após o descerramento da fita inaugural no acesso ao Espaço Cidadão, autoridades, convidados e servidores públicos municipais participaram de um café da manhã, elaborado com produtos da agricultura familiar e servidos durante o Café Colonial Missioneiro, realizado sempre no segundo sábado de cada mês no Pavilhão de Produtos Hortifrutigranjeiros, localizado na Avenida Venâncio Aires. 
Também participaram da solenidade de inauguração os secretários municipais, diretores de departamentos, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Adolar Queiroz, o presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowiez, servidores públicos municipais e contribuintes que estavam em busca dos serviços oferecidos pelo Espaço Cidadão.
MUDANÇAS
Inserida no contexto do Governo Municipal para a economicidade e praticidade dos serviços públicos, além da instalação do Espaço Cidadão, algumas alterações foram necessárias: a Secretaria de Indústria e Comércio que atendia junto ao Centro de Cultura, foi instalada na esquina das ruas Antunes Ribas e Antônio Manoel, onde também está o Departamento de Compras e Patrimônio; o setor de fiscalização de obras e a Emater estão sendo remanejados do prédio locado na Avenida Venâncio Aires e passarão a atender no complexo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Rua Marechal Floriano, 160). 
Também foram centralizados em próprios da Prefeitura a Liga Feminina de Combate ao Câncer e a Junta do Serviço Militar, que passaram a atender em anexo ao Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS), na Rua Carlos Gomes, 555, esquina com a Rua Marechal Floriano, na zona norte da cidade. 
O Departamento Municipal de Trânsito está funcionando no Parque de Exposições Siegfried Ritter.
SERVIÇOS DO ESPAÇO CIDADÃO
Piso térreo: Alvarás; Cadastro Imobiliário; IPTU; ISSQN; ITBI e REDESim.
2º pavimento: Secretaria Municipal do Planejamento; Setor de Projetos; Certidões; Escritório da Cidade.
Telefones: 55-3312-8253/55-3312-2977/55-3312-3953/55-3313-2218/55-3314-2606/55-3314-1149/55-3313-3612/55-9 8417-3708.

Fotos: Fernando Gomes