Cozinha Comunitária comemora oito anos de atividades

  • Atualmente são servidas cerca de 100 refeições diárias para projetos e para população em situação de vulnerabilidade social

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 26/03/2018 às 10:57   |   Imprimir

A Cozinha Comunitária de Santo Ângelo completou oito anos de atuação no domingo, dia 25. Ela foi inaugurada em 2010 e oferece cerca de cem refeições diárias com o funcionamento durante cinco dias da semana no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Bairro Sepé. 
As cozinhas comunitárias fazem parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar – SISAN, o Governo Municipal mantém o local por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e tem como parceiros de doações o Banco de Alimentos e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. 
São atendidos na cozinha comunitária do CRAS Sepé os projetos Cuidar, Idoso Protegido, Geração Trabalho e Renda, Recrearte, Pró-Jovem e grupo de aulas de violão, recebendo café da manhã e lanche da tarde. O almoço é fornecido para a população e para aqueles que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional, vulnerabilidade social e devidamente cadastrados no CRAS Sepé. 
O cidadão que se encaixa em algum dos critérios acima para receber os serviços da Cozinha deve estar cadastrado no CADÚnico, do programa Bolsa Família e realizar cadastro no CRAS Sepé, localizado na Rua Osvaldo Cruz, 261 e funciona no turno da manhã, das 8h30min às 11h30min e, à tarde, o expediente inicia às 13h30min ate às 16h30min. 
REABERTURA DA COZINHA COMUNITÁRIA
Durante um período este trabalho tão importante para os projetos do CRAS e para quem está em vulnerabilidade social foi suspenso, após cinqüenta dias de gestão o Governo de Inovação realizou no dia 20 de fevereiro de 2017 a reinauguração do espaço.

Texto: Isabelle Luft
Foto: Fernando Gomes/Arquivo