Conferência debate direitos da criança e adolescente

  • No encontro foram discutidos assuntos como Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências na infância e juventude

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 12/11/2018 às 09:03   |   Imprimir

Durante a sexta-feira, 09, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), com o apoio e integração da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania – SMASTC - realizou a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo como tema central a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, nas dependências da Faculdade CNEC Santo Ângelo.
O prefeito em Exercício, Bruno Hesse, abriu oficialmente a conferência, lembrando que os deveres que o Executivo e a comunidade têm com as crianças e adolescentes. “O Governo Municipal estabelece seu compromisso de procurar nas políticas públicas e sociais, amparar e dar a maior atenção e cuidado as nossas crianças e adolescentes. Temos de efetivamente cumprir nosso dever de cidadãos preocupados com a educação e socialização”, declarou Bruno.
O secretário de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Lauri Juliani, ressaltou a importância do evento para a comunidade santo-angelense. “Precisamos, nós que vivenciamos fatos muitas vezes doloridos, respeitar e amparar essas crianças e adolescentes. É necessário um olhar diferenciado, voltado diariamente, para tarefas e diversidades envolvendo esses dois grupos, que no futuro serão adultos responsáveis por suas condutas.”, disse.
Os trabalhos da conferência foram conduzidos pela presidente do COMDICA, Mariliane Adriana Monteiro.
O evento teve como primeira atividade, a apresentação do Pelotão Curumim de Santo Ângelo. Na sequência palestra com a Especialista e Mestre em Direito Público pela URGS e professora da DPM Educação, Ana Maria Janovick sobre o tema norteador. 
À tarde, o Grupo SOS Vida fez uma apresentação cultural e, logo em seguida, foram discutidos os cinco eixos temáticos e propostas para ser enviada a X Conferência Estadual, dentre outras séries de atividades voltadas para os direitos da criança e do adolescente: I – Garantia dos Direitos e políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; II – Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Criança e Adolescente; III – Orçamento e Financiamento das Políticas para Criança e Adolescente; e IV – Participação, Comunicação; e V – Espaço de gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes.
Após os debates, as propostas para os Eixos Temáticos foram apresentadas ao plenário para aprovação e encaminhamento à X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente. Durante o evento também foram eleitos os delegados para os debates em nível de Rio Grande do Sul.

Fotos: Fernando Gomes