Governo Municipal amplia integração com a população

  • Central de Atendimento à Comunidade foi inaugurada na manhã desta sexta-feira

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 02/08/2019 às 12:46   |   Imprimir

Um espaço que amplia o diálogo entre o Governo Municipal e a população santo-angelense. Esse é o objetivo da Central de Atendimento à Comunidade que foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 2.
O órgão funciona junto ao saguão do Centro Administrativo José Alcebíades de Oliveira e atenderá a população das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. O local tem atendimento de Ana Cristina Vieira e coordenação voluntária de Francisco Medeiros. Os santo-angelenses poderão apresentar pedidos de intervenção do poder público, como reparos, consertos, ações e obras. Também pode ser feito contato pelo e-mail cac@santoangelors.com.br e telefone 3312-0100.
A primeira-dama Juliana Barbosa, que idealizou o novo espaço junto com o prefeito Jacques Barbosa, afirmou que no trabalho realizado junto à Central do Bem, sempre são recebidos pedidos da população para outras áreas da administração. Portanto, ela e o prefeito entenderam que era preciso estabelecer um espaço especial para recolher essas demandas e encaminhá-las aos setores competentes, criando um novo elo entre o poder público e a comunidade. “ Esse serviço possibilitará que a população seja atendida de uma forma mais eficaz em seus pedidos. A administração já se caracteriza por ter as portas abertas à população, agora direciona melhor esse atendimento e certamente os resultados serão extremamente positivos.”
Em nome dos núcleos comunitários, se pronunciou o presidente do Bairro Maria Ritter, Carlos Roberto da Silva. Ele elogiou a iniciativa do Governo Municipal, que busca estar cada vez mais próximo da comunidade. Aproveitou ainda para agradecer a obra de asfaltamento, colocação de cordões e passeios públicos que está sendo realizada no bairro Maria Ritter. “A comunidade está muito satisfeita. Uma espera de muitos e muitos anos que está sendo atendida pela administração.”
O prefeito Jacques Barbosa considera a implantação da Central de Atendimento à Comunidade de grande importância. “Administrar é acima de tudo ouvir as pessoas. Precisamos saber o que a população quer. Estamos sempre de portas abertas, mas além de atender a comunidade é necessário que tenhamos resolutividade em nossas ações. E a Central vai proporcionar isso, com o direcionamento das demandas para as secretarias e setores responsáveis por atender aquilo que está sendo solicitado.”
Jacques acentuou que a prática da administração é tratar as questões com absoluta clareza. “Muitas vezes são reivindicadas obras que sabemos que não serão possíveis naquele momento. Não escondemos. Somos francos e não criamos ilusões, mas nos dedicamos e vamos em busca dos recursos para atender o mais rápido possível aquilo que está sendo apontado pelos santo-angelenses.”
Ele citou como exemplo os pedidos de pavimentação asfáltica. A meta é chegar até o final do ano com 300 quadras asfaltadas. Hoje já são mais de 250 que receberam a pavimentação. “É uma meta ousada, mas vamos chegar lá. Algumas ruas não estão nos projetos em andamento, mas são incluídas em novos projetos para os quais trabalhamos na captação dos recursos.”
O chefe do Executivo citou o Espaço Cidadão, criado pela sua administração, e que atende a parte burocrática e a Sala do Empreendedor, que orienta aqueles que querem formalizar novos empreendimentos. São dois setores que também servem para dinamizar o atendimento oferecido à população. “Agora com a Central de Atendimento à Comunidade, vamos poder criar um banco de dados e mapear os indicadores que poderão direcionar o nosso planejamento.”
Prestigiaram o evento, os representantes dos núcleos comunitários: Vilmar Santos da Silva (Presidente do Bairro Leonel Brizola); Juraci da Silva Machado (vice-presidente do Bairro Olavo Reis); João Pedro Martins (Presidente Bairro Nova); Valdir Vieira do Nascimento (Presidente do Bairro Colméia); Cristiano Edson Krüger (vice-presidente do Bairro Boa Esperança); Ildemar Felden (Presidente Bairro Pippi e Adjacentes); Severiano Bonini (Presidente Bairro Rosenthal) e Jefferson Carvalho dos Santos (Presidente Bairro São Pedro).
Também fizeram-se presentes o comandante do 7º Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente-coronel José Jornada; os secretários municipais Luis Alberto Voese (Fazenda); Neusa Cavalheiro (Cultura); Valdemir Roepke, o Nanaco (Educação); João Baptista Santos da Silva (Indústria e Comércio); Adolar Queiroz (Obras e Serviços Urbanos); Marco Nunes (Geral); João Alberto Terra do Amaral (Transportes) e José Carlos Ferraz (Planejamento); vereador Valdonei da Luz; coordenadores de secretarias Jonas Almeida (Turismo, Esportes, Lazer e Juventude); Fábio Saragoso (Administração); Clodoveu Miguel da Rosa, do Movimento Comunitário de Santo Ângelo; Simone Lunkes, coordenadora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres; Tassiana Ribeiro, coordenadora da Central do Bem; Adelar Cavalheiro, coordenador da Defesa Civil; Diomar Formenton, coordenador do Setor de Agroindústrias; Jefferson Toniazo, Departamento de Compras; Amélia Vitor Nerino, coordenadora dos Clubes de Mães e Rosane Stocker, do Sindicato dos Professores Municipais.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes