Consulta Popular elenca propostas para a Assembleia Regional

  • Eixos escolhidos são das áreas de agroindústrias, empreendedorismo e agricultura familiar, e irão para votação de 4 a 6 de setembro no campus local da

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 23/08/2019 às 09:58   |   Imprimir

Foi realizada nesta quarta-feira, 21, a Assembleia Pública Municipal da Consulta Popular 2019 definindo recursos para o Orçamento do Estado de 2020. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), onde foram escolhidos três eixos essenciais no Município – agroindústrias, empreendedorismo e agricultura familiar.. Estes, serão encaminhados para a cédula de votação na Assembleia Regional, de 4 a 6 de setembro, no campus local da URI Santo Ângelo.
O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE), Diomar Formenton, e o presidente da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo (APROCOHSA), Reinaldo Machado, apresentaram aos estudantes do curso técnico em Agricultura do IFFar, e demais presentes, o Programa Municipal de Incentivo às Agroindústrias e à Agricultura Familiar, que visa apoiar e auxiliar empreendedores rurais nos processos de instalação, ampliação ou manutenção, desde que comprovem a função social e a importância econômica de cada empreendimento para o Município.
Segundo Formenton, foram discutidas na Consulta Popular deste ano, demandas para Santo Ângelo e Região, sendo uma delas a construção do Consórcio Regional de Inspeção Sanitária Integrada (SIM Missões). “O SIM Missões irá para votação na Assembleia Regional como uma alternativa aos municípios para comercialização de produtos oriundos de agroindústrias familiares e agricultura familiar”, disse.
Outro projeto encaminhado para votação na Assembleia Regional, visa fomentar o empreendedorismo em âmbito regional, incentivando jovens de 15 a 24 anos a se qualificarem nessa área de atuação, nos 25 municípios assistidos pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE Missões). O projeto ainda inclui a criação de oficinas de práticas empreendedoras com alunos de ensino médio.
O projeto Nosso Povo, Nossa Terra, voltado para a sucessão familiar, estabelece o desenvolvimento de seminários com entidades e órgão competentes, contando ainda com a realização de oficinas explicativas sobre o assunto, tendo sido escolhido também para ir à votação.

Texto: João Gomes
Foto: Divulgação