Articulação do Governo Municipal define cedência de terreno para a APAE

  • Secretário estadual de Educação, Faisal Karan, concordou com a cedência e pediu agilidade nos trâmites

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 12/09/2019 às 09:52   |   Imprimir

Uma articulação realizada pelo Governo Municipal resultou na conquista de um terreno para a ampliação dos serviços ofertados pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santo Ângelo.
A reivindicação da APAE é antiga. O prefeito Jacques Barbosa apresentou o pedido diretamente ao governador Eduardo Leite quando da sua recente visita a Santo Ângelo. Leite pediu que fossem enviados documentos para a análise da demanda.
A partir daí, o prefeito e o deputado estadual Eduardo Loureiro mantiveram contatos com a Casa Civil e a Secretaria Estadual de Educação. Essas tratativas resultaram na audiência da tarde de quarta-feira, 11, com o secretário estadual de Educação, Faisal Karan.
Estiveram presentes o prefeito Jacques Barbosa; o deputado estadual Eduardo Loureiro; o presidente da APAE Santo Ângelo, Jairo Fernandes da Silva; a diretora da Escola Especial Raio de Sol, mantida pela APAE, Ângela Colla de Almeida e o presidente da Federação das APAEs do Estado, Afonso Tochetto.
O trabalho prestado pela APAE recebeu o devido reconhecimento por parte do Governo do Estado. O secretário Faisal não só concordou com a cedência, como solicitou agilidade nos trâmites do processo.
A APAE atende mais de 300 alunos com deficiência intelectual e múltipla na Escola Especial Raio de Sol e o Centro de Atendimento Educacional Especializado Germano Ifarraguirre. O atendimento abrange alunos de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Sete de Setembro e Vitória das Missões.
“Não dispomos de espaço para construir ou ampliar e assim ficávamos impedidos de aumentar as vagas de atendimento. Por isso, essa cedência da área é uma grande vitória”, festejou o presidente da APAE.
O terreno em questão está localizado na Rua Uruguai e integra uma área onde hoje funciona o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neeja). No entanto, os fundos deste terreno, que fica ao lado do ginásio de esportes da APAE, não está sendo utilizado, realidade que ajudou na cedência por parte da Secretaria de Educação, em processo que será efetivado pela Secretaria de Planejamento do Estado nas próximas semanas.
O prefeito Jacques Barbosa lembrou que o pedido da APAE era justo e a conquista da área é merecida, pois permitirá a ampliação de um serviço de excelência que é prestado pela entidade.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: João Silvestre/AL-RS