Lançado o Programa Rugido do Bem

  • Arrecadação do ano-base 2018 alcançou meio milhão de reais e meta é ampliar

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 24/10/2019 às 08:02   |   Imprimir

Foi lançada na manhã desta quarta-feira, 23, a edição 2019 do Programa Rugido do Bem, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA). O programa busca doações de pessoas físicas e jurídicas por meio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Quatorze entidades locais podem ser beneficiadas.
O lançamento foi realizado na Sala dos Conselhos Municipais, no complexo do Centro de Cultura, com a participação da presidente do COMDICA, psicóloga Mariliane Monteiro, do vice-prefeito Bruno Hesse e do vereador Valter Mildner, representando a Câmara de Vereadores, além de representantes das entidades beneficiadas.
O Rugido do Bem possibilita pessoas físicas destinem até 6% do Imposto de Renda, apurado anualmente, e da pessoa jurídica, de até 1% do imposto sobre o lucro real a programas sociais de amparo à criança e ao adolescente. Essas doações podem ser feitas até 31 de dezembro. Depois, até abril do próximo ano, o máximo abatido será de 3% para pessoa física.
A conta para contribuir com o Rugido do Bem é do Banrisul, agência 0370, conta corrente 06. 110.573.0-3 e o CNPJ do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente é o 19.115.167/0001-26.
Mariliane destaca que em 2018, a arrecadação alcançou meio milhão de reais e que existe a possibilidade de aumentar ainda mais as doações. “Nossas entidades prestam belíssimos trabalhos e merecem o auxílio da comunidade”, disse. Ela afirmou que a população precisa conhecer o trabalho que cada entidade faz para comprovar que a doação será entregue em boas mãos.
Bruno Hesse ressaltou o ótimo trabalho prestado pelo COMDICA e pelas entidades envolvidas. Afirmou ainda que existe capacidade para arrecadar ainda mais e sugeriu uma sensibilização junto aos escritórios de contabilidade. “Contamos com excelentes projetos em andamento, mas podemos avançar ainda mais com a contribuição vinda da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Pedimos a população que procure o seu contador e faça a dedução”.
ENTIDADES CADASTRADAS
As entidades cadastradas pelo COMDICA e que podem receber as doações são as seguintes:
AABB Comunidade;
Associação dos Amigos do Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio;
Associação dos Amigos do Pelotão Curumin;
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);
Associação Santo Ângelo de Futsal (ASAF);
CAPS Hakani II-Centro de Atenção Psicossocial Infância e Adolescência;
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDEDICA);
Centro de Acolhimento Martinho Lutero;
Família Acolhedora;
Grupo Espírita Amigos do Chico (GEAC);
Grupo Espírita Seara do Mestre (GESM);
Lar da Menina-Centro de Formação São José;
ONG Parceiros do Bem;
SOS Vida.
IDOSOS
Também podem ser feitas doações ao Conselho Municipal do Idoso (COMID). São três as entidades que podem ser beneficiadas: Retiro de Idosos Universina Carrera Machado; Lar da Velhice Izabel Oliveira Rodrigues e Lar da Velhice Suzana Wesley.
A conta para a contribuição é: Banrisul-agência 0370; conta corrente 04.122.174.05 e o CNPJ do Fundo Municipal do Idoso é 25.902.730/0001-09.

Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes