Bairro Castelarin terá horta comunitária

  • Produção será dividida entre o consumo da comunidade e da escola, oferecendo benefícios como a segurança alimentar e o engajamento dos moradores

    Assunto: Cidadania  |   Publicado em: 12/07/2021 às 14:18   |   Imprimir

O Programa Prefeitura nos Bairros, que garantiu uma série de obras de infraestrutura urbana como o asfaltamento de vinte quadras, a instalação de 70 luminárias com tecnologia Led, além de outros serviços e melhorias, também deu início a instalação de uma horta comunitária no Bairro Castelarin.
A iniciativa é da Associação dos Servidores Policiais Militares das Missões (ASPOMM), em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Escola Gildo Castelarin e moradores do bairro. A SDR cederá o maquinário, assistência técnica e os insumos para o cultivo de hortaliças.
A preparação do terreno para a horta começou na sexta-feira, dia 9, durante a realização do Programa Prefeitura nos Bairros, com a presença do prefeito Jacques Barbosa; do vice-prefeito Volnei Teixeira; dos vereadores Márcio Antunes e Vando Ribeiro de Souza; do presidente da ASPOMM, Paulo da Rosa; do coordenador de Projetos da SDR, Diomar Formenton; do diretor de Obras da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Larri Holsbach; e dos moradores Eder Oliveira e Francisco Ribeiro, que estão engajados na instalação da horta.
A área destinada ao plantio, de 300 metros quadrados, está localizada no encontro das ruas David Canabarro e Oscar Ernesto Jung. Segundo da Rosa e Formenton, a implantação e a gestão do espaço serão feitas por moradores voluntários, direção da escola e pela própria ASPOMM.
Formenton explica que a produção será dividida entre o consumo próprio da comunidade e da escola, oferecendo benefícios como a segurança alimentar e o fortalecimento dos laços sociais dos moradores do Bairro Castelarin.
Segundo o coordenador de Projetos da SDR, espaços compartilhados, como a horta comunitária, estimulam hábitos alimentares saudáveis; fortalecem o convívio comunitário; exercitam a cooperação e o trabalho em equipe; favorecem a aquisição de novos conhecimentos técnicos de plantio e manejo; e incentivam os participantes ao cultivo da horta em suas residências.
 
Fotos: Fernando Gomes